Raquel de Queiroz recebe homenagem na ABL


30/08/2010


A Academia Brasileira de Letras (ABL) inaugura nesta terça-feira, 31, às 16h30, a exposição “Rachel de Queiroz”, em comemoração ao centenário de nascimento da escritora e imortal, que será completado em 17 de novembro próximo.
 
A mostra gratuita estará aberta ao público no 1º andar da sede da ABL
(Av. Presidente Wilson 203, Centro do Rio), reunindo seis módulos sobre  a vida e obra da escritora, desde o seu nascimento no Ceará, passando pela trajetória literária e a atuação na Academia.
 
O evento multimídia inclui a exibição de filmes, programas de TV, gravações em áudio, textos, desenhos e pinturas, além de objetos pessoais de um dos maiores nomes da cultura nacional.
 
—Figura humana de notável fortaleza, misturada a uma perfeita doçura, Rachel de Queiroz é, sem qualquer dúvida, a grande patrona da ficção feminina do Brasil. Sua brilhante estreia aos 19 anos, com a pequena obra-prima que é “O quinze”, foi fato da maior importância no desenvolvimento do romance nos anos 30, ressalta Alexei Bueno, curador da exposição.
 
Eleita para a ABL em 4 de agosto de 1977, na sucessão de Candido Motta Filho, quinta ocupante da Cadeira n º 5, Rachel de Queiroz nasceu em Fortaleza, no Ceará, em 17 de novembro de 1910, e morreu no Rio de Janeiro, em 4 de novembro de 2003.
 
Em 1917, se mudou para o Rio de Janeiro em companhia dos pais, que fugiam da seca de 1915, cenário de “O quinze”, seu livro de estréia, publicado em 1930, com grande repercussão. Aos vinte anos, Rachel de Queiroz já se projetava na vida literária do País, com o romance realista sobre o drama da miséria e a seca.
 
Em 1932, publicou “João Miguel”, e em 1937, “Caminho de pedras”. Dois anos depois, conquistou o prêmio da Sociedade Felipe de Oliveira, com o romance “As três Marias”.
 
—Através de uma criteriosa recolha de primeiras edições, manuscritos, imagens, documentos, o público reconstituirá a presença viva da autora de “O quinze” e “Memorial de Maria Moura”, nossa saudosa Rachel, grande artista, grande brasileira, destacou Marcos Vilaça, Presidente da ABL.

*Com informações da ABL.