Campanha para a criação da Rádio Brasil no Timor Leste


28/07/2008


O Comitê Brasiliense de Solidariedade ao Povo do Timor Leste, a TV Comunitária de Brasília e o Sindicato dos Jornalistas de Brasília estão iniciando campanha de fraternidade e expressão da vontade de desenvolver relações com o povo timorense, através da doação de uma rádio de baixa freqüência àquele país, juntamente com mil CDs de música brasileira. Um jornalista brasileiro, com preparação para ministrar cursos de rádio, também passará um tempo no Timor.

A criação da Rádio Brasil, a ser instalada na capital Dili, já havia sido discutida e aceita pelo líder Xanana Gusmão e tornou a sê-lo, mais recentemente, em conversa com o Presidente timorense José Ramos-Horta, em sua última visita ao Brasil. A emissora seria uma forma concreta de manter permanentemente aberto um canal de comunicação entre os dois países de língua portuguesa, com intercâmbio informativo e cultural.

Segundo os organizadores da campanha, oequipamentos para a montagem da Rádio Brasil no Timor custam aproximadamente R$ 6 mil, por ser uma emissora de baixa potência e pequeno porte — mas que, devido às dimensões territoriais do país, pode ter um alcance muito significativo. A intenção é arrecadar a quantia junto a ONGs e outros movimentos sociais, rádios e TVs comunitárias, sindicatos de jornalistas e intelectuais.

Dando a partida no movimento, o jornalista e escritor Fernando Morais, autor de “A ilha”. “Olga” e “Chatô”, entre outros, decidiu doar parte da venda de seu novo livro, “O mago”, para a campanha.

As contribuições em dinheiro podem ser feitas na conta 7000-9 do Banco do Brasil — agência 4037-1, aberta especialmente com este fim. Já as doações de equipamentos e CDs devem ser entregues pessoalmente ou pelos Correios nos seguintes endereços: 

  • TV Comunitária de Brasília — SIG, quadra 2, lote 430 — CEP 70.610-420 — Brasília-DF; 
  • CUT-DF — Setor de Diversões Sul — Ed. Venâncio V, sub-solo, loja 14 — CONIC — CEP 70393-900 — Brasília-DF.

    Mais informações pelos telefones (61) 3343-2251 e 3344-5626.