Manuel António Pina vence o Prêmio Camões


12/05/2011


O Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, anunciou na manhã desta quinta-feira, 12, o nome do poeta, cronista, dramaturgo e romancista português Manuel António Pina como o vencedor da 23ª edição do Prêmio Camões.
 
Instituído em 1988, pelos Governos do Brasil e de Portugal, o Prêmio Camões é concedido anualmente pela Fundação Biblioteca Nacional, vinculdada ao Ministério da Cultura(MinC) e pelo Instituto Camões, com o objetivo de estreitar os laços culturais entre países lusófonos, premiando seus escritores mais representativos.
 
-O Camões é uma das mais importantes premiações do Brasil e do espaço lusófono, pois estimula a integração e a saudável troca de experiência do nosso país, Portugal e dos demais países de língua portuguesa. Este é um passo fundamental para que o leitor brasileiro conheça um autor tão importante e representativo da literatura portuguesa. Ele, a partir de agora, passa a ser conhecido no Brasil e deve despertar também o interesse das editoras, afirmou Galeno Amorim.
 
Conforme o acordo firmado entre Brasil e Portugal, o júri da premiação é formado por eminentes autores, acadêmicos e críticos literários do Brasil, de Portugal e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPS). Integram a comissão julgadora os brasileiros Edla Van Steen e Antonio Carlos Secchin, os portugueses Rosa Maria Martelo e Abel Barros Baptista, e Ana Paula Ribeiro Tavares (Angola) e Inocência Mata (São Tomé e Príncipe), que ressaltaram a importância da poesia, das obras infantis e da crônica de Manuel Pina
 
-É importante despertar o interesse do público e das editoras para os autores não brasileiros. Manuel Pina foi uma escolha consensual que reforça a qualidade de seu nome. Além disso, a edição contempla Portugal, que desde 2008 não recebia o prêmio, afirmou Antonio Carlos Secchin.
 
Autor de cerca de 40 livros publicados e traduzidos para diversas línguas, Pina foi aplaudido como grande poeta:
-A obra dele encaminha para a ação e exercício da cidadania, sublinhou Rosa Martelo.
 
Para Abel Batista, o vencedor da edição 2011 representa “uma verdadeira lição de literatura”:
-A obra dele é acessível e, ao mesmo tempo, de grande complexidade. Um exemplo de pessoa que não se conforma e sua obra é marcada por integridade e combatividade.
 
 
Confira a lista de ganhadores do Prêmio Camões:
 
1989 – Miguel Torga, Portugal
1990 – João Cabral de Melo Neto, Brasil
1991 – José Craveirinha, Moçambique
1992 – Vergílio Ferreira, Portugal
1993 – Rachel de Queiroz, Brasil
1994 – Jorge Amado, Brasil
1995 – José Saramago, Portugal
1996 – Eduardo Lourenço, Portugal
1997 – “Pepetela” – Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, Angola
1998 – Antonio Candido, Brasil
1999 – Sophia de Mello Breyner, Portugal
2000 – Autran Dourado, Brasil
2001 – Eugénio de Andrade, Portugal
2002 – Maria Velho da Costa, Portugal
2003 – Rubem Fonseca, Brasil
2004 – Agustina Bessa-Luís, Portugal
2005 – Lygia Fagundes Telles, Brasil
2006 – José Luandino Vieira, Portugal/Angola (o autor recusou o prêmio)
2007 – Antonio Lobo Antunes, Portugal
2008 – João Ubaldo Ribeiro, Brasil
2009 – Arménio Vieira, Cabo Verde
2010 – Ferreira Gullar, Brasil
2011 – Manoel António Pina, Portugal

*Com informações da FBN.