Clássico de Frank Capra no Cine ABI


05/08/2008


Abrindo a programação de agosto da mostra A Imprensa no Cinema, será exibido nesta quinta-feira, 7, “Meu adorável vagabundo”, dirigido por Frank Capra. Coordenada pelo Diretor de Cultura e Lazer da ABI, Jesus Chediak, a mostra segue até setembro, apresentando filmes que abordam o jornalismo em sessões gratuitas, às 18h30, no Auditório Oscar Guanabarino, 9º andar do edifício-sede da Associação (Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro do Rio).

A trama de “Meu adorável vagabundo” se passa nos EUA, em 1929, ano da maior crise econômica já verificada naquele país. O dono de um grande jornal, The New Bulletin, decide demitir dezenas de funcionários e contratar profissionais mais qualificados, numa tentativa de renovar a redação e elevar o número de vendas.

Indignada, a jornalista Ann Mitchel (Barbara Stanwyck) escreve uma carta, em seu último dia de trabalho, denunciando as injustiças sociais e o descaso das autoridades governamentais e anunciando seu suicídio na noite de Natal. Ela assina com o pseudônimo John Doe e a publica no jornal. O texto atinge grande repercussão na sociedade, despertando interesse de todos, inclusive do Prefeito e do Governador, em saber quem é John Doe.