Colóquio debate ensino de jornalismo


09/04/2010


O ensino do Jornalismo no contexto dos países ibero-americanos é o tema central do III Colóquio Ibero-Americano de Ensino de Jornalismo do FNPJ, que acontece em Recife (PE), na sexta-feira, 23 de abril, às 10h20, durante o 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

O evento terá como debatedores o jornalista Miguel Paz (Universidade Diego Portales, Chile), Gerardo Albarrán de Alba (Cátedra Unesco, México) e Celso Augusto Schröder (PUC/RS), sob a mediação do professor Gerson Luiz Martins (UFMS), diretor de Relações Institucionais do FNPJ.

A abertura do 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo será no dia 21 de abril, no Hotel Atlante Plaza, com a realização do 6º Colóquio Andi, que vai tratar o tema “Jornalismo e desenvolvimento: reflexões sobre a agenda das mudanças climáticas”; do 9º Pré-Forum Fenaj, que vai debater “O papel da Universidade no contexto dos novos marcos regulatórios: o fim (e a volta?) da Lei de Imprensa e da obrigatoriedade do diploma e as novas diretrizes curriculares”.

No mesmo evento será realizado o IV Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo, com o tema “Os trâmites e o processo jurídico-administrativo de implantação das novas diretrizes curriculares nacionais em Jornalismo na esfera governamental e no âmbito de cada curso”.

A partir de 22 de abril, as atividades se concentram nas instalações da Unicap, e incluem a Solenidade de Abertura, Homenagem Póstuma do FNPJ ao ex-diretor Narciso Lobo, Homenagem da Unicap ao professor José Marques de Melo, Mesa Debate em Comemoração aos 50 anos de Lançamento do Livro Filosofia do Jornalismo e o IX Ciclo Nacional de Pesquisa em Ensino de Jornalismo. Confira a programação completa do evento no site: www.fnpj.org.br/13enpj.

* Com informações do FNPJ.