Mostra do Centenário – Programação de julho


03/07/2008


Dia 3

“O cavaleiro elétrico”, de Sidney Pollack

Produção de 1979, “The electric horseman” (título original) é uma aventura romântica estrelada por Robert Redford e Jane Fonda. Ele vive um ex-campeão mundial de rodeios que, decadente, veste um terno cravejado de luzes cintilantes para anunciar cereais. Ela é uma jornalista de TV cosmopolita, disposta a tudo para conseguir uma boa história. Também estão no elenco Valerie Perrine, John Saxon, Willie Nelson, Allan Arbus, Nicolas Coster, Wilford Brimley, Will Hare e Basil Hoffman.
 

Dia 10

“A luz é para todos”, de Elia Kazan

Gregory Peck, Dorothy McGuire, John Garfield, Celeste Holm, Anne Revere, June Havoc, Albert Dekker, Jane Wyatt, Dean Stockwell, Nicholas Joy estão neste filme de 1947, baseado em romance de Laura Z. Hobson. “Gentleman’s agreement” (no original) mostra o drama do escritor Phillip Green, estreante na revista New Yorker, que finge ser judeu para escrever uma reportagem sobre anti-semitismo e descobre o que é ser vítima do preconceito.

Dia 17
 
“Eu quero viver”
, de Robert Wise

Em “I want to live!” (no original), Susan Hayward vive o papel — que lhe rendeu o Oscar de 1958, na categoria melhor atriz — de uma prostituta e estelionatária que é acusada de assassinato e sentenciada à morte na câmara de gás. Desesperada, ela tenta expor a verdade e salvar sua vida. Também estão no elenco, entre outros, Simon Oakland, Virginia Vincent, Theodore Bikel, Wesley Lau e Philip Coolidge. 

Dia 24
 
“Aconteceu naquela noite”
, de Frank Capra
Produção de 1934, “It happened one night” (no original) é uma deliciosa comédia romântica clássica, estrelada por Clark Gable e Claudette Colbert. Ela é uma jovem mimada, que foge de casa quando é contrariada pelo pai. Ele é um jornalista que acaba lhe dando algumas lições, ao mesmo tempo em que os dois vão se envolvendo amorosamente. Vencedor de cinco Oscars — melhor filme, diretor, ator, atriz e roteiro adaptado.

Dia 31
 
“Laura”
, de Otto Preminger

Suspense lançado em 1944 e baseado em livro de Vera Caspary, “Laura” traz Dana Andrews no papel do detetive McPherson, que investiga o assassinato da personagem título — vivida por Gene Tierney. Durante a investigação, ele se sente cada vez atraído pela bela vítima, imortalizada num quadro em seu apartamento. Vencedor do Oscar de melhor fotografia, tem também no elenco Clifton Webb, Vincent Price e Judith Anderson.