Caravana da Anistia é lançada na ABI


02/04/2008


A Associação Brasileira de Imprensa está convidando seu quadro social e a imprensa para a visita que o Ministro da Justiça, Tarso Genro, fará na sexta-feira, dia 4, às 11h, à sua sede, onde instalará a Sessão Especial da Comissão da Anistia que julgará processos de jornalistas. O ato servirá também para o lançamento da Caravana da Anistia, uma das ações da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça para este ano, com o objetivo de divulgar o trabalho do órgão junto à sociedade brasileira, visando à reflexão sobre o período de repressão do Estado.

Após a intervenção do Ministro, o Presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão Pires Júnior, assumirá a direção dos trabalhos e promoverá a apreciação dos processos dos jornalistas Maria Inês Duque Estrada Bastos, Julieta Moreira Cabral, Jorge Saldanha de Araújo, Nilson Nobre de Almeida e Pery de Araújo Cotta.

Os cinco processos citados somam-se aos 15 incluídos originalmente na pauta da Comissão e que também serão julgados na ocasião. São seus requerentes: Joana D’Arc Bizzotto Lopes, Ziraldo Alves Pinto, Sérgio Magalhães Gomes Jaguaribe, Maria Regina Pedrosa de Senna Figueiredo, Carlos Guilherme de Mendonça Penafiel, Ricardo de Moraes Monteiro, Sinval Itacarambi Leão, Maria José Rios Peixoto da Silveira Lindoso, Félix Augusto de Athayde e Tamar de Castro Oliveira, Orlando Maretti Sobrinho, Ari Candido Fernandes, Amaro Alexandrino da Rocha, Josail Gabriel de Sales, Reynaldo Jardim Silveira e Rosa Gomes Malta.

Nesta quarta-feira, dia 2, em Brasília, a Comissão de Anistia apreciou 17 processos, cuja lista de requerentes é a seguinte: Helena Salem, José Fernandes do Rego Filho, Antonio Correia Josué e outros, Glaucy Marise Aranha de Moraes, Germânia Felix, Marta Schonfeld do Valle, Flavy Ribeiro Phol, Virginia Lopes, José Gregório Gorender, Jorge Pinheiro dos Santos, José Seabra Neto, Roberto Ricardo Cômodo, Cláudio Maya Monteiro, João Máximo Ferreira Chaves, Luiz Eduardo Prado de Oliveira, Ricardo Frota de Albuquerque Maranhão, David Capistrano e Maria Augusta de Oliveira.

O Presidente da Comissão de Anistia informou à ABI que na sessão que será realizada em sua sede serão julgados processos pendentes de apreciação em primeira instância, enquanto os processos de recursos serão apreciados na reunião que a Comissão realizará em maio, em Brasília. Ele acredita que ainda neste primeiro semestre possam ser decididos todos os processos de anistia requeridos por jornalistas. 

  • Clique aqui para ver a programação completa do centenário da ABI 
  •