Arquitetas alemãs visitam o edifício-sede da ABI


18/03/2008


 Rodolfo Terra

 Anuschka Müller e Birgit Schoenbrodt

As alemãs Anuschka Müller e Birgit Schoenbrodt visitaram o prédio da Associação Brasileira de Imprensa na tarde desta terça-feira, dia 18. As duas, que são graduadas em Arquitetura em universidades de seu país, estão de férias no Brasil e querem conhecer construções e monumentos históricos do Rio de Janeiro.

Formada pela Universidade Técnica de Cottbus, Anuschka Müller, de 34 anos, está visitando o Brasil pela segunda vez:
— Na primeira, há alguns anos, fiquei seis meses em São Paulo e aprendi um pouco de português — conta.

Já Birgit Schoenbrodt, de 37 anos, graduada pela Universidade Técnica de Arquitetura de Berlim, está no País pela primeira vez. Segundo ela, os estilos arquitetônicos que mais as atraem são os do período entre as décadas de 40 e 60.

As duas chegaram na segunda-feira e estão fascinadas pelas paisagens e o visual que a cidade tem para oferecer. Anuschka elogia também o tratamento dado aos turistas:
— Gosto muito do Brasil porque aqui as pessoas são muito amáveis e sempre me trataram muito bem. Diferentemente do que aconteceu quando pedi formalmente uma visita à ABI, além da permissão para tirar algumas fotos do edifício, na Alemanha geralmente você tem de marcar horário, verificar disponibilidade e outras burocracias.

Depois de conhecer o prédio da ABI, uma das prioridades de Birgit e Anuschka na lista de lugares a conhecer é Niterói, que abriga o MAC, uma das obras-primas de um dos arquitetos mais conhecidos nacional e internacionalmente, Oscar Niemeyer — um nome que elas sorriem ao ouvir pronunciar.