Pesquisa complementa
perfil de sócios da ABI


04/02/2021


Pesquisa complementa dados sobre perfil de sócios da ABI  

Mais de 70% dos associados da ABI estão acima de 60 anos, e  quase 50% deles não têm plano de saúde e dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) .A maioria é usuária de transportes públicos e cerca de um terço ganha menos de três salários mínimos.

Os dados fazem parte da pesquisa  “Saúde do Associado da ABI em Tempos de Pandemia”,  realizada  via e-mail, a partir de abril de 2020, e agora concluída. O trabalho desenvolvido  pela Diretoria de Assistência Social (DAS) da ABI ajuda a traçar o perfil sócio-cultural e sanitário dos associados da Casa do Jornalista, revelando condição de vulnerabilidade social de grande parte dos associados.

 Ela mostra que, do total dos 57 entrevistados (sócios ativos), apenas 12% se declararam empregados. Metade é de aposentados ou pensionistas; 22,8% atuam como freelancer; e 7% são empreendedores ou empresários. Os demais estão desempregados.

A pesquisa foi divulgada no site da  ABI quando de seu lançamento em abril de 2020 – segundo mês do isolamento social devido à Covid-19 -,  e em dezembro do mesmo ano, com os primeiros dados. Agora, novas informações foram tabuladas, ampliando o quadro de conhecimento sobre o tema.

Uma segunda edição da pesquisa deverá ser realizada ao final do primeiro trimestre de 2021 para reavaliar a situação dos associados após um ano de pandemia, segundo informação da diretora da DAS, Rosayne Macedo..

O trabalho  aponta  que a maioria (47,4%) qualificou como “bom” seu estado geral de saúde e 35,1% relataram ser “muito bom”. Um total de 12,3% responderam que o estado de saúde é “razoável” e o restante,“mau”.

Quanto à saúde emocional dos associados, 29,8% se dizem esperançosos, 28% ansiosos, 24,6% otimistas e 12,3% deprimidos. Os demais responderam ‘pessimista’ ou ‘outros’.

Trinta entrevistados disseram ter doença crônica, sendo as mais relatadas  hipertensão, enfisema pulmonar e diabetes.  “Solidão” foi apontada por um participante.