ABI recebe Prêmio de Cultura


21/01/2009


                                                                                           José Renato

Todos os premiados com o professor Carlos Alberto Serpa, o Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid e Ziraldo, que desenhou o prêmio

O Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheid fez a entrega do Prêmio São Sebastião de Cultura aos destaques do ano de 2008, na noite da última segunda-feira, 19, na Casa de Cultura Julieta de Serpa, no bairro do Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Organizada pela Associação Cultural do Rio de Janeiro, presidida por Carlos Alberto Serpa, a premiação aplaude a trajetória de pessoas e instituições, respeitados os critérios da Igreja e da fé cristã, nas categorias Ação Cultural, Promoção Social, Artes Plásticas, Divulgação da Fé, Terceira Idade (Prêmio Guilherme Arinos), Artes Cênicas, Musical, Comunicação, Televisão e Especial.

Criado em 1993, o prêmio é entregue anualmente em data próxima às comemorações do padroeiro da cidade. Os indicados para cada categoria são escolhidos e votados pelos conselheiros da Associação Cultural da Arquidiocese.

O cartunista Ziraldo, Conselheiro da ABI, foi o autor do desenho do troféu deste ano, que representa o Corcovado, santuário do Cristo Redentor:
— O morro do Corcovado tem sua base bem fincada no chão. Está inserido na realidade carioca, mas ao mesmo tempo aponta para o céu, onde está Deus.

Maurício Azêdo e Dom Eusébio 

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) conquistou o Prêmio Especial, e teve a sua trajetória centenária em defesa da sociedade brasileira destacada por Carlos Alberto Serpa.
— A ABI fez em 2008 cem anos de luta em defesa dos valores éticos e morais do País, sendo mais do que merecido a entrega deste prêmio.

Maurício Azêdo agradeceu a todos e destacou a relevância da homenagem:
—A ABI está fazendo um século de luta pela liberdade. Estou muito orgulhoso, pois considero o Prêmio São Sebastião de Cultura um dos mais importantes do Rio.

Maurício também ressaltou a atuação expressiva de Carlos Alberto Serpa nas artes e na cultura:
—Serpa é um dos grandes incentivadores dos valores culturais da cidade; valores pelos quais a ABI também tem batalhado há cem anos.

Os vencedores de 2008 foram: ABI, Prêmio Especial; Zuenir Ventura, na categoria Ação Cultural; ABBR, na categoria Promoção Social; Carlos Araújo, na categoria Artes Plásticas; Lúcia Grossi, em Divulgação da Fé; Dom Cipriano Chagas, em Terceira Idade – Prêmio Guilherme Arinos; Dalal Achcar, em Artes Cênicas; Artistas do espetáculo “Beatles num Céu de Diamantes”, na categoria Musical; Maurício Dinepi, do Jornal do Commercio, na categoria Comunicação, e Erico Magalhães, na categoria Televisão.