ABI repudia violência contra equipe do Extra


12/03/2009


A Associação Brasileira de Imprensa encaminhou expediente ao Procurador-geral de Justiça do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, pedindo a designação de um promotor para acompanhar o andamento da investigação sobre a agressão provocada pelo Secretário municipal de Saúde de São Gonçalo e Deputado licenciado, Márcio Panisset, contra uma equipe de reportagem do jornal Extra, formada pela repórter Ana Carolina Torres, o fotógrafo Fabiano Rocha e o motorista Noel Messias.

O ato aconteceu quando a equipe do Extra fazia uma reportagem sobre buracos nas ruas de São Gonçalo. Além da violência cometida pelo Secretário de Saúde, que é irmão da Prefeita Aparecida Panisset, dois capangas agrediram o fotógrafo, de quem tomaram a máquina, que só foi devolvida depois que o episódio foi denunciado pelo noticiário da Rádio Globo.

ABI vai enviar também um ofício à Prefeita Márcia Panisset cobrando desculpa formal ao jornal e à equipe de reportagem, lembrando a importância do município de São Gonçalo, cujas autoridades não podem permanecer indiferentes à prática de violência que lembra os métodos dos leões-de-chácara do basfound do mais baixo nível.

Os agressores do fotógrafo foram identificados na 73ª DP (Neves), onde o caso foi registrado. Um deles é o auxiliar administrativo Fábio Soares Pacheco, e o outro é o motorista Marcos Antônio da Silva Ramos.

Repercussão

A violência contra a equipe do jornal Extra também foi repudiada pela OAB-RJ, que emitiu uma nota classificando o ato de “intolerância política e um atentado contra a liberdade de imprensa”. O episódio também teve repercussão negativa na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Os deputados Altineu Côrtes (PMDB) e Alice Tamborindeguy (PSDB) lamentaram o incidente.