Escola Mano Décio da Viola homenageia compositor


15/07/2009


Emocionante, a festa realizada nesta terça-feira, dia 14 de julho, pelos alunos da Escola Municipal Mano Décio da Viola, na Rua Zumba, no Lote IV Centenário, em Jacarepaguá, abrindo os festejos do centenário de nascimento do compositor de “Heróis da Liberdade” e “Exaltação a Tiradentes”, entre outros consagrados sambas, dia 14/7,
encheu a todos de alegria e muitos foram às lágrimas.

O compositor e cantor Jorginho do Império, um dos filhos de Mano Décio da Viola, deixou o pranto rolar, não conseguiu conter as lágrimas, tamanha foi a emoção que sentiu ao assistir à apresentação dos alunos, que simularam desfile de escola de samba com enredo em homenagem ao patrono da escola.

Enxugando as lágrimas com lenço na mão direita e o microfone na esquerda, voz embargada, Jorginho do Império falou sobre a emoção que sentia pela homenagem a seu pai:
— O meu coração é puro contentamento e agradeço a vocês, estudantes, aos professores e aos funcionários, essa homenagem ao meu pai. Quero que vocês se dediquem aos
estudos e que respeitem os professores e seus pais. Isso foi o mais importante que o meu pai me ensinou na vida, declarou.

Ainda sob forte emoção e focado nos alunos, Jorginho do Império cantou “Exaltação a Tiradentes”, “Heróis da Liberdade”, “Apoteose ao Samba” e “O Imperador”, sendo aplaudido de pé pelos presentes.

Ricardo Birenbaum, Gerente de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, representou a Secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, e deu os parabéns aos alunos, funcionários e professores pela beleza da festa dedicada ao patrono da escola.

Bárbara Regina, Gerente de Recursos Humanos da Subsecretaria de Ensino da 7ª. CRE, disse que se sentia orgulhosa de participar do evento porque foi criada na Rua Itaúba — que dá acesso à Serrinha, em Madureira — , que depois a rua foi rebatizada com o nome de Mano Décio da Viola. Segundo ela, por este e outros fatos se sentia ligada a Mano Décio da Viola.

Presenta ao ato, o jornalista Lênin Novaes, Secretário do Conselho Deliberativo da ABI, falou em nome da entidade sobre a importância histórica de Mano Décio para a cultura nacional, cujo legado será importante para que as futuras gerações possam conhecer melhor o Brasil e o samba:
— A Diretoria da ABI e os associados estão irmanados com os alunos e os professores neste ato de abertura das comemorações do centenário de nascimento de Mano Décio da Viola, um dos principais personagens que edificam a maior manifestação da cultura popular do Brasil, o samba. Os sambas de Mano Décio da Viola, com aspectos da
História do Brasil, ainda serão, através dos tempos, grande referência para as futuras gerações.

Lênin aproveitou a ocasião para divulgar a homenagem ao compositor que vai ser realizada na sede da ABI:
— As honras merecidas a esse grande compositor se estenderão até julho do próximo ano. E no dia 20 de julho, na ABI, vamos realizar debate sobre a vida e a obra de Mano Décio da Viola, com muitas homenagens e show com Jorginho do Império, cantando sambas consagrados do pai, do qual tem muito orgulho”.

A Escola Municipal Mano Décio da Viola possui 12 salas de aula, com ensino até o quinto ano. A direção é das professoras Rosana Oliveira e Márcia Marques. Integram o corpo docente os professores Maria Helena, Mônica Isabel, Christiane, Ângela Maria, Teonas, Elisabete Maia, Elizabeth Lessa, Luciana, Sandra, Jacqueline, Maria Ângela, Tânia Maria, Denise, Maria Mêrces e Soraya. Os funcionários de apoio são: Martha Maria, Ângela Maria, José Geraldo, Marinéia, Mônica, Alexandre, Cláudio e Luciano. A coordenadora
pedagógica é Regina Maria.