ABI repudia mudança de sala de imprensa da Câmara


09/02/2021


Comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados

ABI repudia mudança de Comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados

Rio de Janeiro, 09 de fevereiro de 2021.

 

Desde a inauguração de Brasília, em 1960, os jornalistas responsáveis pela cobertura da Câmara dos Deputados e da atividade política dos parlamentares trabalham ao lado do plenário, onde sempre funcionou o Comitê de Imprensa. O local foi escolhido pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Há muitos anos, sucessivos presidentes da Câmara, de diferentes partidos, têm tentado mudar o Comitê de Imprensa do local, para que lá seja instalado o gabinete do presidente. O motivo: suas excelências querem ter acesso direto ao plenário, sem passar pelo Salão Verde, por onde circulam jornalistas, servidores e visitantes.

Nenhum deles conseguiu executar o projeto, que já tem 15 anos, mas agora o novo presidente da Câmara, Arthur Lira, anunciou que brevemente os jornalistas serão transferidos para instalações distantes do plenário.

A decisão de Lira prejudica o trabalho dos jornalistas e agride o projeto arquitetônico de Niemeyer. É coerente com a ofensiva contra o jornalismo executada pelo segmento político que ele representa e despreza o patrimônio cultural de Brasília.

A ABI se solidariza com os jornalistas políticos de Brasília e espera que os deputados que prezam o trabalho da imprensa impeçam que a mudança seja executado.

Paulo Jeronimo

Presidente da Associação Brasileira de Imprensa