Cine Macunaíma exibe grandes clássicos


10/11/2020


Fernanda Montenegro e Nelson Cavaquinho no Cineclube Macunaíma

A atriz Fernanda Montenegro é a protagonista do filme Eles não usam black-tie, de Leon Hirszman, que será exibido nesta terça-feira,10, às 20 horas, no Cineclube Macunaíma, seguido do curta do mesmo cineasta sobre Nelson Cavaquinho no canal da Associação Brasileira de Imprensa do YouTube.
Eles não usam black-tie, de 1981, tem como enredo o movimento grevista que se inicia em uma empresa. Um operário decide se casar com sua namorada grávida e para não perder o emprego, ele resolve furar a greve, liderada por seu pai, iniciando um confronto familiar que se estende às assembleias. O roteiro é baseado na peça de Gianfrancesco Guarniéri também ator do filme de 1981 e que recebeu o Prêmio Especial do Júri do Festival de Veneza ( Leão de Ouro de 1982) e também do Festival de Havana, entre outros. São atores do filme Carlos Alberto Ricelli, Bete Mendes, Milton Gonçalves e Flávio Guarniéri. As músicas são de Gianfrancesco Guarniéri, Chico Buarque, Adoniram Barbosa e Radamés Gnatalli. Está na lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
O curta de 14 minutos sobre Nelson Cavaquinho é de 1969 e mostra o cotidiano de um sambista que foi de extrema importância para a história da música brasileira. Aos 20 anos começou a frequentar o morro da Mangueira onde conheceu Cartola e Carlos Cachaça. Tocava cavaquinho e violão e é autor de mais de 400 composições como A flor e o espinho, Juízo Final e Folhas secas. O documentário mostra seu cotidiano em casa, com a família e sua música melancólica no bairro da Lapa quando tinha 59 anos. A fotografia é de Mario Carneiro e a montagem de Eduardo Escorel.