ABI subscreve carta de SJSP em defesa da democracia


19/06/2020


Caro companheiro Pagê, Paulo Jeronimo de Souza, Presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI):

Estou te enviando a cópia de um ofício preparado pela Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, que também será subscrito pela Federação Nacional dos Jornalistas, solicitando ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo que tome providências contra o deputado estadual Douglas Garcia (PSL), responsável por arrolar os nomes de mais de mil pessoas, denunciadas por ele como supostos “terroristas”, por serem “antifas”, ou seja, antifascistas. Tal lista, elaborada com base em opiniões e posicionamentos expressos em rede social, foi enviada a autoridades judiciais e policiais do Estado brasileiro, e, ainda pior, estrangeiras (embaixada e consulados dos Estados Unidos). Trata-se de um claro ataque à liberdade de expressão de cidadãs e cidadãos brasileiros, bem como à liberdade de imprensa, visto que a lista inclui vários jornalistas.

Por meio desta mensagem, gostaria de submeter-lhe a iniciativa e convidar a Associação Brasileira de Imprensa a subscrevê-la juntamente com o Sindicato e a Federação.

Atenciosamente,

Paulo Zocchi

Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas

_____________________________________________________________________________________

Caro Paulo Zocchi,

A ABI tem o maior interesse em subscrever o ofício e coloca-se à disposição do Sindicato para qualquer outra providência relacionada a atentados contra à liberdade de imprensa.

Atenciosamente,

Paulo Jeronimo de Souza, Presidente da Associação Brasileira de Imprensa