Jornal destaca apoio da ABI em ações judiciais


Por Edir Lima

21/06/2016


O Diretor de Redação da Gazeta do Povo, Leonardo Mendes Júnior, agradeceu o apoio da Associação Brasileira ao jornal diante do constrangimento a que um grupo de jornalistas do veículo está sendo submetido com 48 processos instaurados, em diferentes cidades, por juízes e promotores do Estado do Paraná. Segundo a ABI, esse movimento coordenado revela justamente o que se pretende ocultar: intimidar jornalistas e cercear a liberdade de imprensa, um dos pilares do Estado Democrático. No último dia 9, a instituição divulgou uma Nota Oficial sobre o caso.

“A nota da ABI ajudou, sim. Deu peso para a primeira matéria veiculada pelo Jornal Nacional, foi importante para passar à opinião pública a dimensão do problema”, comentou o Diretor de Redação.

Leonardo Mendes Júnior acrescenta que continuam surgindo nvas ações.

“Quando o caso começou a repercutir, eram 36. Agora temos 48 no total, das quais 41 com notificação já entregue. O pacote segue o mesmo: juizado especial, valor de até 35 mil reais e a mesma base de argumentação”, observa.

Segundo o Diretor de Redação, a única mudança tem sido no comportamento dos juízes dentro das audiências.

“A eloquência das últimas audiências antes de o caso vir a público acabou. Os juízes permanecem a maior parte do tempo calados, falam apenas o necessário”, enfatiza.

Leonardo Mendes Júnior disse que segue a rotina de audiências. Segundo ele, em julho haverá a semana mais pesada para a equipe.

“Eles vão sair daqui no dia 4 pela manhã para uma audiência à tarde em Maringá (norte do estado). No dia 5 tem audiência em Cornélio Procópio (norte pioneiro). Dia 6 eles fazem Umuarama (noroeste) pela manhã e Cascavel (oeste) à tarde. No dia 7 à tarde tem audiência na Lapa (região metropolitana)”, ressalta.