Jornalista Eduardo Cesário Ribeiro é homenageado


Por Claudia Sanches

11/03/2016


eduribeiro2

Eduardo Ribeiro durante homenagem na Câmara dos Vereadores de SP (Foto: André Bueno)

Por iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB), a Câmara dos Vereadores de São Paulo homenageou o jornalista Eduardo Cesário Ribeiro, criador da newsletter Jornalistas & Cia e do Portal dos Jornalistas. Em sessão solene, o profissional recebeu a Medalha Anchieta, concedida a pessoas que tenham conquistado a admiração e o respeito do povo paulistano, mais o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo.

“Se sou, de fato, merecedor, não sei. Mas estou muito honrado e feliz, sobretudo pela imensa paixão que tenho por essa cidade, a que devo tudo o que conquistei”, disse Ribeiro durante a cerimônia.

Formado pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e máster em Mídias Digitais e acumula os prêmios Abril, Aberje e Engenho de Comunicação. Durante a carreira, atuou como diretor do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo onde, por quase 25 anos, editou a coluna ‘Moagem’, no jornal Unidade, transformada posteriormente na Jornalistas&Cia.

O jornalista homenageado também articulou a criação da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) e atuou na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), onde atualmente é diretor de jornalismo. Além disso, ocupa o cargo de sócio-diretor da Jornalistas Editora e da Mega Brasil Comunicação.

Durante a cerimônia o vereador Eliseu Gabriel parabenizou o jornalista pela sua história e atuação no jornalismo e na política da cidade de são Paulo: “É muito bom que a Câmara reconheça. A representação da população na cidade de São Paulo precisa reconhecer essas pessoas importantes. O Eduardo não é uma pessoa tão famosa, mas é uma pessoa extremamente importante para o meio jornalístico, teve atuação sindical, lutou contra ditadura também, é uma pessoa muito valorosa”, afirmou o vereador.

Entre os colegas de profissão presentes no Salão Nobre da Câmara para participar da homenagem feita a Eduardo Ribeiro estavam os jornalistas Everaldo Gouveia e Audálio Dantas (ambos são ex- presidentes do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo).

 

Clique nas imagens para ampliar: