Cartunista brasileiro vence prêmio internacional


03/03/2016


foto premio

O cartunista Dalcio Machado (Foto: Reprodução)

Com 30 anos de carreira, o cartunista Dalcio Machado, do Correio Popular, venceu a 55ª edição do International Cartoon Festival de Knokke Heist.  Dalcio foi eleito o melhor humorista gráfico na 27ª edição do Troféu HQ MIX, considerado o Oscar dos quadrinhos e humor gráfico no Brasil. O evento acontece na Bélgica há mais de 50 anos e é considerado um dos mais importantes da categoria no mundo.
A ilustração de Machado foi selecionada entre mais de duas mil concorrentes, de 598 autores e 77 países. Machado foi agraciado com cinco mil euros, o equivalente a R$ 21 mil.

No quadrinho que ganhou a premiação, o cartunista fez uma crítica social ao mostrar o contraste entre crianças que têm medo do imaginário e as que temem o monstro da realidade.

Para o cartunista, o prêmio é um reconhecimento do trabalho que vem desenvolvendo ao longo dos anos, sempre com muito amor e dedicação. Mas esse não foi o único presente que Dalcio recebeu neste ano em que completa três décadas de carreira. Nos meses de junho e julho, ele recebeu dois prêmios na Europa. Segundo Dalcio, as premiações são um estímulo para o constante aperfeiçoamento.