Jornal francês Le Monde acusa revista semanal de espionagem e difamação


Por Igor Waltz*

16/10/2014


fabrice-lhomme-et-gerard-davet_4109030

Jornalistas do Le Monde Gérard Davet e Fabrice Lhomme (Crédito: JPGuilloteau/L’Express)

“O Le Monde não será intimidado”. Este foi o teor do editorial publicado pelo tradicional diário francês nesta quarta-feira, 15 de outubro, em que pede a abertura de um inquérito por espionagem contra seus repórteres. De acordo com a publicação, o Le Monde entrará com uma denúncia de difamação e injúria contra a revista semanal “Valeurs Actuelle”, que publicou detalhes da vida profissional dos jornalistas Gérard Davet e Fabrice Lhomme, que investigavam denúncias de corrupção envolvendo o ex-presidente Nicolas Sarkozy.

Em seu site, a “Valeurs” publicou um artigo expondo em detalhes as investigações de Davet e Lhomme. Segundo a revista, os jornalistas foram recebidos no início de outubro pelas autoridades do Departamento Financeiro de Paris, que em tese não poderiam conversar com repórteres. Eles trabalhavam em uma matéria sobre um eventual caixa dois na campanha presidencial de Sarkozy, que comandou o país de 2007 a 2012.

“O Le Monde vai prosseguir o seu trabalho de investigação em todos os campos. Tendo em vista o artigo da ‘Valeurs Actuelles’, parece que os atos e ações dos nossos colaboradores foram vigiados e que eles foram seguidos”, declarou o diretor do jornal, Gilles van Kote, em um editorial.

Kote afirma que a conduta do semanal constitui uma violação do segredo das fontes. “Impossibilitada de refutar nossos argumentos sobre o caso, a ‘Valeurs Actuelle’ prefere atacar as nossas fontes e tenta desacreditar o nosso trabalho”, acrescentou.

Em resposta, o diretor da “Valeurs Actuelle”, Yves de Kerdrel, afirmou em entrevista à agência AFP que o editorial do Le Monde “em nenhum momento desmente a denúncia sobre os meios como seus dois jornalistas acessaram as provas para denunciar Nicolas Sarkozy”.

* Com informações da Agência ANSA e L’Express.