OAB e Fenaj serão entidades observadoras nas eleições da ABI


Por Igor Waltz*

22/08/2014


Presidentes Tarcísio Holanda, da ABI, e Marcus Vinicius Furtado Coêlho, da OAB (Crédito: Raul Azêdo/ABI)

Presidentes Tarcísio Holanda, da ABI, e Marcus Vinicius Furtado Coêlho, da OAB (Crédito: Raul Azêdo/ABI)

Parceiras históricas em defesa da liberdade de expressão e da garantia dos direitos fundamentais, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) reafirmaram nesta sexta-feira, 22 de agosto, os laços entre as duas instituições. Na ocasião, ficou acertado que serão designados observadores das seções regionais da Ordem nos lugares onde houver urnas da ABI, a fim de garantir a lisura no processo eleitoral da Casa do Jornalista.

Durante o encontro entre os presidentes Marcus Vinicius Furtado Coêlho, da OAB, e Tarcísio Holanda, da ABI, foram tratados ainda outros temas como a defesa da reforma política, do voto limpo e do fim do investimento empresarial em partidos e candidatos. Para Marcus Vinicius, “o engajamento da ABI reforça e qualifica ainda mais a defesa das causas da República”.

“OAB e ABI têm uma sintonia histórica”, destacou Holanda, ao reafirmar a parceria entre as entidades.

Na quinta-feira, dia 21, o jornalista Tarcísio Holanda esteve com o diretor de Relações Institucionais da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), José Luís Torves, que também designará observadores para o próximo pleito da ABI.

As próximas eleições da ABI acontecem no dia 26 de setembro, quando serão decididas a nova composição da Diretoria e do Conselho. Pela primeira vez, o processo eleitoral terá locais de votação em São Paulo, na sede da representação da entidade, na Rua Martinico Prado, 26, Grupo 31; em Belo Horizonte, na Rua da Bahia, 1450; em Maceió, na sede do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas, na Rua Srg. Jayme Pantaleão, 370; e em São Luís, na sede do jornal O Imparcial, na Rua Assis Chateaubriand, além da sede principal, no Rio de Janeiro.

*Com informações da OAB.