Artigo: “Simpósio Copa do Mundo 2014”


09/05/2014


 

Rodrigo Neves, Aldo Rabelo, Continentino Porto e Leo Batista

Rodrigo Neves, Aldo Rabelo, Continentino Porto e Leo Batista

“SIMPÓSIO COPA DO MUNDO 2014 Por Alcyr Cavalcanti O Simpósio Copa do Mundo 2014 organizado pelo Sindicato de Jornalistas do Estado do Rio de Janeiro teve início nesta segunda feira dia 05/05 no H-Niterói Hotel no bairro do Ingá, com a presença do Ministro de Esporte Aldo Rabelo, do prefeito da cidade Rodrigo Neves, de Wolfgang Kunath correspondente da Alemanha, de Léo Batista decano da imprensa esportiva e grande público.

O Simpósio foi aberto pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas Continentino Porto e teve como destaque o discurso do ministro que destacou o processo histórico que levou o futebol a ser uma paixão nacional.

Aldo Rabelo em seu discurso afirmou “que estamos ás vésperas da Copa 2014, o grande momento de um esporte que se tornou o mais popular do mundo principalmente pela contribuição do Brasil”

O tema racismo foi também abordado pelo ministro que destacou que grandes ídolos do esporte das massas como Leonidas, Fausto e Friedrenreich eram negros, criticando as manifestações racistas que tem acontecido em vários países, tentando manchar o esporte mais popular do mundo.

A violência nos estádios também foi abordada pelo ministro que achou inadmissível os acontecimentos em Recife, uma das sedes da Copa onde um torcedor foi morto por um vaso sanitário atirado por torcedores. Para ele os culpados serão  punidos de maneira exemplar.

A Associação Profissional de Repórteres Fotográficos e  Cinematográficos do Brasil-ARFOC também participou do Simpósio com a exposição fotográfica “Brasil País Campeão” com imagens desde a Era Pelé/ Garrincha até os dias  do “Novo Maracanã”. A curadoria da exposição é de Alcyr Cavalcanti secretario- geral da ARFOC.

A Associação Brasileira de Imprensa-ABI também esteve presente com Mario Jakobskind presidente da Comissão de Direitos Humanos da entidade. O evento vai abranger os problemas relacionados ao esporte das multidões com varias mesas de debate, com inicio dia 05/05 com  o tema “O legado da Copa” e será encerrado dia 06/05 com o tema “A Ditadura Militar e as Copas do Mundo”