Zero Hora reforça redação e investe na editoria de vídeos


19/10/2016


Foto: Jefferson Botega

Foto: Jefferson Botega

O jornal Zero Hora anunciou, no último fim de semana, investimento na produção de vídeos. A diretora de Redação dos Jornais do Grupo RBS, Marta Gleich, anunciou a promoção da jornalista Raquel Saliba (foto) a editora do time de vídeos de ZH, um cargo novo e que consolida a profissionalização e a expansão da área.

Segundo o Grupo RBS, a iniciativa faz parte de um movimento de renovação e atualização da Redação do Zero Hora, fortalecendo uma das maiores demandas dos leitores no ambiente digital.

“É a ZH investindo naquilo que faz diferença para seu leitor: se vídeos são importantes para o público, vamos reforçar este time”, afirma Marta Gleich.

Raquel, 27 anos, formada pela PUC e mestre em Mídias e Processos Audiovisuais pela Unisinos, comanda uma equipe de sete pessoas com perfis de especialistas em produção, captação, criação de roteiro e edição de imagens em movimento.

Inicialmente, o grupo havia sido formado por assistentes, estudantes de jornalismo. Nos últimos anos, eles se especializaram e disseminaram a produção de vídeos pela Redação. Pelo time, passam em média 400 vídeos por mês, seja apenas para a finalização e publicação ou para um processo completo, que começa no planejamento. “Praticamente todas as pautas especiais têm vídeos, e é cada vez mais natural para repórteres e fotógrafos produzir esse conteúdo”, diz Raquel:

“Ocorreu uma virada de produção e pré-produção. A gente não tinha pessoas especializadas em pensar e produzir vídeos. Hoje, temos profissionais de referência para cuidar do roteiro, da luz, da direção”, comentou.

Um dos reconhecimentos dessa nova fase do jornal é a série de reportagens “A Vida que eu Vejo”, finalista do prêmio internacional Latin America Digital Mídia, da Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA). A série inclui vídeos profissionais gravados em perspectiva de primeira pessoa, contando o ponto de vista de seis profissionais que realizam atividades desafiadoras ou incomuns.

O Grupo RBS acrescenta que o crescimento da audiência também indica que a aposta de Zero Hora dá resultados. Há três anos, o jornal comemorava ter atingido audiência de 400 mil views por mês em seus vídeos. Hoje, a audiência média é de 2 milhões de views mensais.

 

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012