WikiLeaks expande ação na América Latina


23/02/2011


O site Wikileaks firmou convênio com mais quatro jornais da América Latina para publicação dos documentos secretos. Os veículos El Espectador, da Colômbia, PáginaI> 12, da Argentina, El Comercio, do Peru, e La Jornada, do México, já estão recebendo o material produzido principalmente nas embaixadas americanas dos respectivos países.
 
O jornal El Comercio recebeu 4 mil despachos diplomáticos procedentes da Embaixada dos Estados Unidos em Lima, que datam do período entre 2006 e 2010, sobre a situação política e econômica do Peru, a luta contra o narcotráfico na região, e as relações com a Bolívia.
 
O La Jornada afirmou que o site comandado por Julian Assange entregou ao diário um arquivo com quase 3 mil documentos elaborados entre 1989 e 2010, pelo corpo diplomático americano no México.
 
O colombiano El Espectador deu início à publicação, no último final de semana, dos 16 mil documentos diplomáticos que tratam das relações entre Colômbia e Venezuela.
 
O argentino Página 12 afirmou que reúne mais de 2 mil despachos diplomáticos produzidos pela embaixada dos Estados Unidos em Buenos Aires.
 
Os brasileiros O Globo e Folha de S.Paulo já haviam assinado anteriormente o convênio com o site.
 
As primeiras grandes parcerias do WikiLeaks com publicações internacionais de destaque foram com a revista alemã Der Spiegel, o jornal francês Le Monde, da França, o diário britânico The Guardian, o jornal americano The New York Times, e o espanhol El País.
 
Contestador
 
Desde a prisão de Julian Assange, o WikiLeaks vem buscando estratégias para sobreviver economicamente, como a recente inauguração de uma loja virtual para a venda de artigos de vestuário e acessórios que ostentam mensagens inspiradas no perfil contestador do site. Entre os itens, camisetas, bonés, cachecóis e bolsas para internautas de todas as idades.

*Com informações da BBC Brasil.