EBC se reúne com China Media Group para fortalecer cooperação


19/03/2023


Fotos: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Com o objetivo de fortalecer a parceria entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e o China Media Group (CMG) e estreitar as relações com o país, o diretor-presidente da EBC, Hélio Doyle; o diretor-geral, Jean Lima e o futuro Diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia (DOTEC), José de Arimatéia Araújo, receberam, na sexta-feira (17), o presidente do CMG América Latina, Zhu Boying.

O China Media Grupo e a EBC assinaram em 2019 acordo de cooperação para troca de programas, compartilhamento de conteúdos, produção conjunta, transmissão cooperativa, formação de pessoal e intercâmbio tecnológico. O contrato tem validade até novembro de 2024.

Doyle ressaltou o interesse do governo brasileiro nessa cooperação com a China. “Conversei com o Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e com o da Comunicação, Paulo Pimenta, e nossa intenção é nos aproximarmos para estabelecer relações mais firmes com a China”, pontuou.

O diretor-presidente também afirmou que é interesse da EBC receber e distribuir conteúdos. “Estamos na presidência da EBC há pouco mais de 1 mês e temos planos ambiciosos de reformulação da empresa em função do que se passou no Brasil nos últimos anos. É de nosso interesse receber conteúdos novos e diversificados, diretamente da China, e sermos o principal distribuidor de informação brasileira, além de mostrar toda a diversidade do nosso país para o mundo”, explicou.

Na reunião, Boying apresentou o cenário de atuação do CMG no Brasil e no mundo e destacou o desejo em executar o acordo com a EBC, especialmente agora com o novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Ainda não fizemos muita coisa juntos com a EBC e agora, com Lula, temos mais oportunidades de estarmos juntos e de cooperar. Temos muito interesse em estreitar essa relação, de passar informações e fazer coprodução”, afirmou.

Durante o encontro, os presidentes das instituições colocaram suas agências de notícias à disposição dos dois países para disseminação e compartilhamento de informações.

Também participaram da reunião o diretor-executivo, Li Weilin; o Chefe do Departamento Administrativo, Cai Wei e os jornalistas Xu Danna, Geng Zhiqian e Cao Xuan.

CGM

O CMG é o grupo estatal criado em 2018 como resultado da fusão da Televisão Central da China (CGTN, em inglês), a Rádio Nacional da China e a Rádio Internacional da China. O grupo chinês é o maior conglomerado de comunicação do mundo em escala de operações: opera 47 canais de TV (com conteúdo em seis idiomas e alcance de 162 países), 17 emissoras de rádio e produção de conteúdo radiofônico em 44 idiomas. Além de rádio e TV, o CMG administra três sites de notícias e 20 jornais e revistas de circulação nacional.