Vítimas da ditadura e da violência são indenizadas no Rio


27/08/2009


O Governo do Estado do Rio de Janeiro promoveu na manhã da última terça-feira, dia 25, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, cerimônia de reparação simbólica a 30 ex-presos políticos do regime militar, e às famílias dos jovens Jailton Neri e Wallace de Almeida, assassinados por policias militares na década de 90. O primeiro grupo receberá indenizações no valor de R$ 20 mil, e as famílias, R$ 50 mil. 

—São duas reparações importantes de atos cometidos por brutalidade, de desrespeito completo ao Estado Democrático de Direito. Nós temos um enorme orgulho de estarmos vivendo um Brasil diferente, um Brasil que conquistou a duras penas a democracia, afirmou o Governador, que conduziu a cerimônia ao lado da Secretária Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Benedita da Silva, o Secretário da Casa Civil, Regis Fichtner, o Coronel Mário Sérgio, Comandante Geral da PM do Rio, entre outras autoridades.

Segundo Sérgio Cabral, 45 famílias já foram reparadas em 2009, e até 2010 o estado pretende indenizar todas as pessoas que exigirem o direito:
— Vou determinar isto à Secretaria de Fazenda, pois não quero deixar nenhum caso pendente. Vamos chamar o Secretário de Fazenda porque isto é uma questão moral e menos financeira, do ponto de vista dos nossos compromissos com a democracia plena.

Manuel Francisco do Prado, de 66 anos, suboficial da Marinha, um dos 30 ex-presos políticos indenizados, recordou as dificuldades impostas pelo regime autoritário e sublinhou a importância do ato de reparação:
—As lembranças da ditadura são muito difíceis. Se eu fosse relatar, levaria horas. Nós enfrentamos muita pressão do corpo militar. Eu, por exemplo, fui obrigado a ficar na casa de parentes e amigos até o período das Diretas Já e da anistia. Esta cerimônia de reparação é importante para o conjunto da sociedade e não apenas para nós que sofremos em 1964.

Ao entregar os termos de reparação às mães de Jailton Neri e Wallace de Almeida, assassinados por membros da PM, Sérgio Cabral pediu desculpas em nome da corporação.

— Quero aqui também pedir desculpas, em meu nome, como Governador deste estado, a estas duas mães e lembrar que a ordem pública é aliada da democracia desde que feita com respeito aos direitos.

Veja a lista completa dos indenizados