Vice-prefeito de Aquidauana ameaça jornalista


25/02/2013


Na última semana, o vice-prefeito de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Sebastião de Souza Alves, conhecido como Tião Sereia (PP), teria ameaçado por telefone o jornalista e radialista Wilson de Carvalho, apresentador do programa “A Bronca” na FM 100,9 e editor do site de notícias Aquidauana News. Na ligação, o político teria desferido palavras de baixo calão, xingamentos e ameaças.
 
De acordo com o jornalista ameaçado, o vice-prefeito foi enfático ao dizer que “se tocar novamente em seu nome, algo de grave vai acontecer”. “Tião Sereia proferiu as ameaças visando me intimidar por conta da matéria sobre a situação de abandono de bairros da cidade, que eu li durante o programa de rádio”, explica o jornalista.
 
A matéria levada ao ar pelo jornalista fala sobre a mudança de endereço do atual vice-prefeito, que teria trocado sua residência no Bairro São Francisco, que enfrenta hoje o acúmulo de lixo e o crescimento do mato em ruas e terrenos, por uma chácara avaliada em R$ 300 mil, fato que possivelmente teria motivado a irritação de Sereia. “Eu até pensei que fosse brincadeira, pois fui funcionário da Câmara Municipal na mesma época em que Tião era vereador e nós nunca tivemos problemas”, ressaltou Wilson.
 
Wilson, que atua no jornalismo desde os anos 1980 em Campo Grande e que está radicado em Aquidauana há 20 anos, destaca ainda que teme por sua segurança e de sua família, já que Tião Sereia é ex-policial. “Ele anda armado e foi muito agressivo ao telefone, disse que eu ia me ferrar e me chamou de vagabundo e safado”, acrescenta Carvalho.
 
O radialista ressalta ter passado por situações complicadas, mas que esta, extrapolou os limites do bom senso. “Privar a comunidade de tomar conhecimento dos fatos com transparência, objetividade e sem adjetivos é um crime contra o cidadão. A ameaça à vida é o que de pior pode ser utilizado por um homem publico para evitar ser alvo de criticas. “O contraditório na mídia é o que fortalece a democracia”, destaca.
 
Carvalho completou dizendo que, “quem não tem nada a temer, não ameaça jornalistas, além disso, é preciso esclarecer que o vice-prefeito é empregado do povo e a ele deve satisfação”.
 
Perseguição
 
Segundo o radialista Wilson de Carvalho, a situação indefinida da política aquidauanense tem provocado fatos lamentáveis. Carvalho cita com exemplo o caso de sua esposa, servidora pública municipal concursada, que acabou sendo alvo de perseguição e humilhação arquitetado por aqueles que assumiram o poder no Município por decisão judicial.
 
“Ela foi substituída pelo atual prefeito Zé Henrique (PDT) na função que ocupava simplesmente por uma questão política, sem nenhum respeito pela competência e por sua dedicação ao trabalho”, comenta.
 
No início da tarde de segunda-feira, 18 de fevereiro, o jornalista lavrou o Boletim de Ocorrência 506/2013 na Delegacia de Policia Civil de Aquidauana.
 
 
*Com informações do portal Notícias do Estado (MS), Conesul News, Portal Imprensa e Aquidauana News.