Uma grande festa para celebrar a cidadania


06/05/2009


 Dom Eugenio Sales

Uma grande festa de celebração do social. Assim foi a entrega da premiação “Personalidade Cidadania 2009”, uma promoção da Folha Dirigida, da Associação Brasileira de Imprensa e da Unesco, realizada na última terça-feira, dia 5, no salão nobre da sede social do Jockey Club Brasileiro. 

No total, dez pessoas e três instituições ligadas à área da cidadania foram eleitas por um colégio eleitoral formado por diversos segmentos da sociedade. Mais de quatro mil votos foram computados para chegar aos nomes. 

                         Maurício Azêdo

Entre as instituições, foram eleitos o Centro de Integração Empresa-Escola do Rio de Janeiro, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Rio de Janeiro e a organização Pró-Saber.
Entre os brasileiros que se destacaram na função de exercer o seu lado cidadão, foram eleitos o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi; o jurista Célio Borja; o Arcebispo Emérito do Estado do Rio de janeiro, Dom Eugenio Sales; o pedreiro Evando dos Santos; o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso; o empresário Israel Klabin; o coordenador do AfroReggae, José Júnior; o empresário Orlando Diniz; o arquiteto Oscar Niemeyer e o Governador Sérgio Cabral. 

A Associação Brasileira de Imprensa foi convidada a entregar o prêmio ao arquiteto Oscar Niemeyer, que foi representado na cerimônia pelo bisneto Paulo Sérgio Niemeyer, que também é arquiteto. Paulo Niemeyer arrancou risos dos convidados, pela brevidade do pronunciamento de agradecimento em nome do seu bisavô:
— O meu bisavô pediu para dizer a vocês muito obrigado.