Um Villa-Lobos especial para a ABI


31/03/2008


Nesta terça-feira, dia 1º, às 12h30, o Palácio Itamaraty abre suas portas para um concerto especial com a interpretação jazzística de obras do maestro Heitor Villa-Lobos, abrindo oficialmente a programação do Centenário da Associação Brasileira de Imprensa, que será comemorado em 7 de abril.

O programa — aberto ao público, com entrada franca — será executado pelo quarteto Bruce & Villa’s Voz, formado pelos músicos Bruce Henri (contrabaixo), Leo Ortiz (violino), Fernando Moraes (piano) e Ricardo Costa (percussão e bateria). O recital integra o projeto Música no Museu, da Casa França-Brasil, cujo ex-Presidente e Embaixador Marcos Azambuja teve a iniciativa de dedicá-lo aos cem anos da ABI.

Segundo Sérgio da Costa e Silva, Diretor do Música no Museu, é uma grande honra participar do centenário de uma Casa histórica:
— Recebemos com uma alegria muito grande a oportunidade de estar nos associando a uma data importante da História brasileira. Pois a principal característica do nosso projeto é resgatar a memória do País, através da música, em datas nacionais importantes.

Leitura contemporânea

As peças que serão apresentadas no programa ganharam arranjos jazzísticos do contrabaixista Bruce Henri:
— Fazemos uma leitura contemporânea da obra de Villa-Lobos, com arranjos abertos a improvisos do quarteto. Vamos apresentar dez músicas, entre as quais “Melodia sentimental”, Canto do cisne” e “Canção do amor”.

Bruce é norte-americano, mas se considera carioca e diz que desde pequeno tem contato com a música de Villa-Lobos:
— O Villa’s Voz é um trabalho que apresentamos pela primeira vez há dois anos. Em 2007, fizemos um CD com obras de Villa-Lobos e esperamos poder lançá-lo em breve. Confesso que não sabia da ligação do Villa-Lobos com a ABI, mas com certeza será um grande prazer tocar esse repertório em homenagem ao Centenário da Associação (o compositor era vizinho da ABI, onde diariamente jogava bilhar francês, no salão de estar do 11º andar da Casa, hoje batizado com seu nome).

A programação do centenário segue com uma homenagem especial na Academia Brasileira de Letras, na quinta-feira, dia 3, e na sexta-feira, dia 4, com uma sessão da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, na sede da ABI, que contará com a presença do Ministro da Justiça, Tarso Genro, e do Presidente da Comissão, Paulo Abrão Pires Júnior. Clique aqui para ver todos os detalhes.