3 de outubro de 2022


Troféu Audálio Dantas entregue hoje, Dia do Jornalista


07/04/2021


O “Troféu Audálio Dantas – Indignação, Coragem, Esperança” será entregue, hoje, quarta, 7 de abril – Dia do Jornalista. Os homenageados serão Mara Régia di Perna, Luis Nassif e Jamil Chade. Cerimônia terá início às 7 da noite, com mediação de Juca Kfouri e poderá ser acompanhada pelo canal do YouTube da OBORÉ

A jornalista Vanira Kunc, companheira de Audálio de toda uma vida, explica que, ao longo de 2 meses, consultas a jornalistas, radialistas, artistas e estudantes apontaram para esses três nomes que devem ser referência e estímulo para as novas gerações. São pessoas que dedicaram suas vidas à defesa da Democracia, Justiça, Direito à Informação e Liberdade de Expressão.

O troféu foi concebido por iniciativa conjunta da Agência Sindical, do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé e da OBORÉ para homenagear Audálio Dantas. Em 2020, a peça foi entregue a Patrícia Campos Mello, em cerimônia virtual. Começava assim uma tradição.

Fruto do talentoso trabalho do artista plástico Roger Mátua, a obra foi criada a partir de uma ilustração da Laerte. A tradicional imagem de São Jorge enfrentando o dragão foi ressignificada pelo traço da artista: ao invés de lança, o santo empunha um microfone, e em seu capacete está uma câmera.

A edição 2021 do “Troféu Audálio Dantas – Indignação, Coragem, Esperança” contou com a curadoria da OBORÉ e a participação ativa e criativa de estudantes e professores do Projeto Repórter do Futuro, da equipe Rádio Brasil Atual, do Instituto Vladimir Herzog e dos Centros Acadêmicos Benevides Paixão (PUC-SP) e Vladimir Herzog (Cásper Líbero).

A realização é assinada por entidades como a ABI, FENAJ, ABRAJI, ACB (Associação dos Cartunistas do Brasil), Associação dos Correspondentes Estrangeiros, Associação dos Jornalistas Veteranos de São Paulo, Repórteres sem fronteiras, entre outras.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012