Evento debate desafios à liberdade de imprensa


30/04/2019


A relação entre imprensa e democracia será o tema principal da edição deste ano do Dia Mundial de Liberdade de Imprensa promovido pela Unesco. A data é comemorada nesta sexta-feira (3), mas sua celebração pela entidade dura três dias e começa amanhã (1º). A sede desse ano será Adis Abeba, na Etiópia.

Sob o tema “Mídia para a Democracia, Jornalismo e Eleições em Tempos de Desinformação”, centenas de atividades estão programadas para debater o assunto. No primeiro dia, uma conferência acadêmica apresentará os resultados de uma pesquisa sobre segurança de jornalistas. A questão envolvendo a segurança e o assédio a jornalistas mulheres e aos profissionais que cobrem eleições terá destaque.

 

A abertura oficial do evento, no entanto, será na quinta-feira (2), com discurso da diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay. Na mesma data, será entregue o prêmio de Liberdade de Imprensa da entidade. Os vencedores deste ano são os jornalistas de Mianmar Kyaw Soe Oo e Wa Lone, presos em seu país desde 2017 por terem feito uma reportagem revelando o assassinato coletivo de homens Rohingya. A dupla também foi vencedora do Pulitzer.

 

Entre as atividade desenvolvidas pela Unesco para marcar o evento está a campanha Defenda o Jornalismo, incentivando a mídia geral a mostrar sua solidariedade em favor da imprensa livre e independente colocando banners em defesa da causa em suas publicações, páginas digitais e redes sociais.

 

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi criado pela Unesco em 1993. O objetivo é celebrar os princípios fundamentais da liberdade de imprensa, avaliar o estado da liberdade de imprensa ao redor do mundo, defender a mídia de ataques contra sua independência e render tributo aos jornalistas que perderam suas vidas no exercício de suas responsabilidades.

No Brasil, nesta quinta-feira (2), a Revista e o Portal IMPRENSA, com o patrocínio da ABERT, promovem o 11º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia. O evento é gratuito, para confirmar é só enviar um e-mail para giselesotto@portalimprensa.com.br ou preencher o cadastro pelo site www.portalimprensa.com.br/forumliberdadedeimprensa.

 

Fonte: Portal Imprensa