Versão brasileira do Huff Post deve ir ao ar em dezembro


Por Igor Waltz*

03/10/2013


O site de notícias Huffington Post, apelidado de Huff Post ou HuffPo, deverá lançar sua versão para o mercado brasileiro em dezembro. Com o nome de Brasil Post, o novo veículo é fruto da parceria entre a empresa fundada por Arianna Huffington em 2005, nos Estados Unidos, com o Grupo Abril.

“Estou particularmente animada com a parceria que vai possibilitar a utilização de vários recursos para contar histórias que precisam ser contadas e para dar ainda mais voz ao Brasil por meio de uma nova plataforma”, disse Arianna.

Para o presidente-executivo do The Huffington Post, Jimmy Maymann, a parceria proporcionará que o jornal já entre fortalecido no mercado brasileiro. “Esta edição não só vai colocar o HuffPost em seu nono país e quinto continente, mas também nos deixar no centro de uma das regiões de maior crescimento atualmente”, disse.

Um dos pontos positivos destacados por Maymann, e que ajudou na decisão da parceria, foi o grande acesso à internet no país, já que o Brasil possui mais de 100 milhões de usuários e é a 5ª maior audiência do mundo, com estimativa de 7,6% de crescimento ao ano até 2016.

Segundo Ricardo Anderáos, que deixa a direção de mídias sociais e transmídia do Grupo Abril para assumir como diretoria de redação do Brasil Post, a meta é colocar no ar um produto cujo símbolo é “inovação, do ponto de vista tecnológico, jornalístico e de gestão”. Para tal, vão importar um modelo do HuffPo que dá grande autonomia a um mesmo jornalista para a produção de conteúdo e monitoramento de redes, baseado numa plataforma desenvolvida especialmente para o portal.

Além de trabalhar em noticiário próprio, a meta é ser um grande agregador de conteúdo, inclusive remetendo o leitor para o site de origem, mesmo que do concorrente, quando for relevante. A rotina ainda exige, entre os principais trabalhos, a condução de um amplo debate em redes sociais e na própria seção de comentários do Brasil Post.

“Os comentários são tão ou mais importantes que a matéria, por isso nossa preocupação”, diz o novo diretor de redação. “No HuffPo internacional ocorreu de muitos leitores se destacarem nos comentários e serem convidados a virar blogueiros”.

O Huffington Post está presente em outros oito países, entre os quais estão Japão, Itália e França — regiões em que o veículo também foi lançado em parceria com grupos de mídia locais — além de mais de 50 blogueiros espalhados pelo mundo. O site americano contabiliza 47 milhões de visitantes únicos mensais nos Estados Unidos e 77 milhões em todo o mundo, segundo a empresa de pesquisa comScore. E o engajamento de seus leitores é muito grande: são mais de 8 milhões de comentários publicados todo mês.

Além de editorias tradicionais – como política, economia, educação e esporte – o site tem seções de entretenimento, com destaque para as celebridades, e de comunidades específicas. Alguns exemplos são a “Black Voices” (voltado ao público negro) e a “Gay Voices”.

* Com informações são do jornal O Estado de S. Paulo, da revista Exame e do portal ProXXIma.