Editora Abril encerra publicações e demite funcionários


Por Igor Waltz*

01/08/2013


A Editoria Abril teria dado mais um passo nesta quinta-feira, 1º de abril, em seu processo de reestruturação, com o encerramento das revistas Gloss, Bravo, Alfa e Lola. Também foram encerrados os sites da Contigo! e o Abril.com. Já são mais de 150 funcionários demitidos nas redações citadas e em outras publicações da empresa. A expectativa é que mais títulos entrem no corte.

De acordo com comunicado emitido pelo Grupo, as mudanças seriam importantes para focar investimentos e esforços nas marcas líderes. “A Abril encara esta fase como parte da evolução natural dos negócios e segue com a missão de difundir a informação, com excelência editorial, pioneirismo e integridade”, afirma Fábio Barbosa, presidente da Abril S.A.

Além das revistas que foram encerradas, houve demissões também no portal M de Mulher, no site Bebê.com e nas revistas Info, Recreio, Contigo, Claudia, Quatro Rodas, Viagem & Turismo, Placar e Men´s Health. Na redação da Veja, 15 foram demitidos, entre eles, André Petry, correspondente em Nova York.

Na Quatro Rodas, Viagem e Men´s Health, revistas que não fecharam, foram cortados os diretores de redação (maior cargo de cada publicação). A função fica a cargo dos diretores de núcleo, que funcionarão diretores de redação de várias publicações ao mesmo tempo.

Em junho, sete diretores de núcleo foram desligados como parte da reestruturação da empresa, que assumirá um novo “desenho organizacional para fazer frente aos desafios que a indústria da comunicação vem enfrentando em todo o mundo”, conforme divulgado em nota oficial. Na época, especulava-se que até 10 títulos poderiam ser fechados devido à reestruturação. Atualmente, o conglomerado conta com um total próximo a 50 revistas, 45 sites e 90 blogs.

*Com informações do Portal Imprensa, site Propmark e Carta Capital.