Sextou


26/08/2022


Por Maria Luiza Busse, diretora de Cultura da ABI

Especial FLIV-Rio

Prepara porque vem aí o poderoso Festival do Livro Vermelho. Da próxima quarta-feira, 31 de agosto, a 03 de setembro, a ABI é parceira do Fliv-Rio com tenda de exposição e venda da produção literária de jornalistas de todo o país e do exterior. A primeira edição do Festival, organizado pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações-RJ, chegou para entrar no calendário dos eventos que têm em pauta reflexões importantes sobre questões que interferem no cotidiano político-econômico e simbólico da sociedade, como é hoje o caso do fascismo, dos ataques aos direitos e da ascensão da extrema direita.

Clara Ant, durante 40 anos assessora direta do ex-presidente e agora candidato Luís Inácio Lula da Silva, lança no FLIV o livro ‘Quarenta décadas com Lula-o poder de andar junto’. Será às 16h do sábado, dia 3 de setembro. Também estão confirmadas as participações em palestras e mesas de debate Renato Rovai, Henrique Pizzolato, Emir Sader, Michel Gherman, Lindbergh Farias, Eduardo Meirelles, Marcos Dantas, Reimont, Mauro Osório, e muitos outros. São mais de 40 editoras presentes “neste espaço de encontro e conversa da esquerda e dos progressistas sobre o que estamos vivendo e vamos ter que enfrentar daqui para frente”, ressalta a assessora do Sinttel, Maria Claudia Pereira da Silva. A realização do FLIV-Rio teve como inspiração a Feira do Livro Político, já tradicional em São Paulo, e o mote ‘Mais livros, menos armas! ‘.

Serviço: FLIV-RIO , rua Morais e Silva, 94, Maracanã. Estação Afonso Pena do Metrô.

Das 9h às 21h

Entrada gratuita

Livros com até 30% de desconto

Mais informações https://flivrio.org.br/   https://www.instagram.com/fliv.rio/    www.facebook.com/fliv.rio

 Sexta Virtual

Um bom papo

VI Colóquio Pensadores Brasileiros. Hoje, às 10h, o assunto é ‘Educação e antropofagia oswaldiana’ com o professor Filipe Ceppas de Carvalho e Faria, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Às 10h30, o tema do professor Cândido Moreira Rodrigues, da Federal de Mato Grosso, é ‘As ideias de Alceu Amoroso Lima’. A partir das 11h, os especialistas respondem as perguntas dos interessados. Link do youtube https://www.youtube.com/watch?v=eo47divHeGw

Endereço de e-mail dos professores filcepps@gmail.com  e  candidomr77@gmail.com                                              

Só até às 19h

Oportunidade para assistir de casa o filme Quem tem medo? uma perspectiva de artistas que tiveram suas obras censuradas neste tempo de ascensão da extrema direita no Brasil. A partir dessas vozes os diretores Dellani Lima, Henrique Zanoni e Ricardo Alves Jr, desenham um mosaico das consequências nefastas do fascismo que vem corroendo as instituições e violentando a cultura. O filme está disponível grátis no YouTube da Mídia Ninja, até às 19h de hoje. No link  https://youtu.be/mH33UpPNloE

A pedidos

 

As inscrições para o curso foram prorrogadas até 31 de agosto.  Serão 3 aulas virtuais que tratarão das inovações da Semana de Arte Moderna e a virada nas artes visuais, das culturas populares e o impacto nas vanguardas, e a consequência do modernismo para as transformações da cultura brasileira neste ano em que o movimento modernista de 1922 está completando 100 anos. A oficina faz parte das ações do ó da que convidou o professor á para montar o currículo e ministrar as aulas. São 20 vagas gratuitas. Podem se inscrever docentes da rede pública e demais interessados. O formulário de inscrição está na página https://bit.ly/3coh2GY

BAHIA

Sábado

Mississipi logo ali

O Festival Cachoeira Agosto do Blues volta ao formato presencial neste final de semana. A 5ª edição do festival de Cachoeira, a mais cultural cidade do Recôncavo Baiano, a 110 quilômetros de Salvador, tem início neste sábado, às 21 horas. As atividades acontecem ao ar livre e de graça na Praça da Aclamação, no Centro Histórico, e às margens do rio Paraguaçu. Além da música, haverá apresentação de teatro de rua. “Cachoeira é uma cidade privilegiada por natureza, e poder festejar o blues às margens do lendário rio Paraguaçu, o Mississippi baiano, nos convence que, esta é a cidade certa para o Blues se manifestar”, explica o produtor cultural e idealizador do Festival, Marcos Moura. A ligação de Cachoeira com o blues é herança dos africanos que chegaram escravizados à região do Reconcavo.Até domingo, dia 28.

BRASILIA

Sexta

Festival de Cinema

Com o lançamento nacional do documentário Antes do prato tem início hoje, dia 26, às 20h, no Cine Brasília, o 11º Festival Internacional de Cinema e Alimentação – Slow Filme. Dia 28, às 17h, no foyer, tem debate com a pesquisadora Tereza Campello, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo Dilma, e o professor Renato Carvalheira do Nascimento, especialista na obra de Josué de Castro. Tereza Campello é organizadora do livro ‘Da fome à fome: diálogos com Josué de Castro’ em parceria com Ana Paula Bortoletto.

RIO

Sábado

Tudo grátis

Na Série Sons do Brasil do projeto Musica no Museu, a Camerata do Uerê apresenta repertório de músicas nacionais em comemoração aos 200 anos da Independência. Às 18h, no consulado de Portugal. Rua São Clemente 424, Botafogo.

Fernanda Abreu

No Parque Garota de Ipanema, a eterna garota Zona Sul Fernanda Abreu embala o Arpoador com show das 19h às 20h30. Pela manhã, das 9h às 12h, tem aula de vôlei de praia aberta ao público animada pela DJ Nicole Nandes, e das 16h às 17h a aula é de ioga. De graça. Mais informações no site Diversão no Parque.

Domingo

Instrumental

Às 11h, no Centro de Música Carioca Arthur da Távola show de música instrumental com Daniela Spielman, sax; Domingos Teixeira, violão; Silvério Pontes, trompete; Netinho Albuquerque, pandeiro. Entrada gratuita. Rua Conde de Bonfim 824 Tijuca.

Feijão com vista linda

A Rede Postinho da Saúde que atua atendendo as mulheres das comunidades dos morros Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, na zona Sul carioca, promove feijoada tradicional e vegana para arrecadar fundos para a manutenção dos serviços de psicologia, fisioterapia, nutrição, terapia floral, reike, e as demais práticas médicas alternativas que oferece. A partir das 11h, no Hotel l’Homme do Rio. Rua Saint Roman 222, Ipanema.

Xande de Pilares    

Das 19h às 20h30, o pagode e o samba de Xande de Pilares animam o Parque Madureira Mestre Monarco. Mais cedo, das 9h às 12h, tem aula de skate. Tudo gratuito.

 Marcelo D2

No Parque Garota de Ipanema o show é com o rapper Marcelo D2. Das 19h às 20h30. Pela manhã, aula de tênis aberta ao público, das 9h às 12h.Grátis.

 Terca-feira

Madrigal

Dia 30 de agosto, ainda pela Série Sons do Brasil, o Madrigal Cruz Lopes se apresenta no Museu do Exército do Forte Copacabana, às 18h. Praça Coronel Eugênio Franco 1, Av Atlantica, posto 6. De graça.

SÃO PAULO

De hoje a domingo

Universo trans

Hoje, às 19h, sessão da peça Vienen por mi, trabalho da artista transgênero Claudia Rodriguez desenvolvido com o objetivo de mostrar biografias de travestis, transgêneros e transexuais. Em cena, poesia coreografada com o uso de imagens e textos emprestados de xamãs, deusas, virgens, santas e loucas, performados pelo corpo de Cláudia. Apresentação também sábado, às 19h, e domingo, último dia, às 18h. Sala Multiuso do Itaú Cultural, Avenida Paulista, 149. Capital.

 Até 4 de setembro

Assim seja

Comer muito bem, e ainda com a benção de Santa Achiropita, é o programão para todo o fim de semana. A festa religiosa mais popular da cidade de São Paulo segue enchendo as ruas do bairro do Bixiga em sua 96ª edição. A celebração a Nossa Senhora Achiropita é a mais completa tradução do ditado italiano “mangia che te fa bene”. Foggazza, fricazza, macarrão, antepasto, polenta e doces, são delicias encontradas nas barraquinhas que se espalham ao longo das ruas 13 de Maio, São Vicente e Dr. Luís Barreto. Sábado, das 18h e às 24h, e domingo das 17h30 às 22h30.A devoção a Nossa Senhora Achiropita chegou ao Brasil com os imigrantes da Itália. A santa é considerada Mãe dos Imigrantes, a que une povos. A devoção nasceu na província de Rossano, região da Calábria.