Senado debate jornalismo e direito autoral


10/05/2010


O Senado promove nesta terça-feira, 11 de maio, o Seminário “Direito autoral e jornalismo na internet”, que pretende reunir parlamentares, renomados juristas, jornalistas, autores e especialistas para discutir a proteção ao direito autoral e jornalismo e do conteúdo nacional no ambiente de convergência digital.

O evento é uma parceria do Senado com a Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). A programação é aberta ao público e gratuita e começa às 14h30, no auditório Interlegis da Casa legislativa.

Em entrevista ao jornal O Globo, na edição de domingo, 9 de maio, o Presidente do Senado, Senador José Sarney, disse que o seminário é uma oportunidade para que o País dê início a um grande debate público sobre a pertinência da implementação de medidas de proteção aos direitos autorais e a regulamentação do jornalismo na internet, temas que têm tido grande repercussão no Brasil e no exterior.

Segundo o Senador José Sarney a Casa que dirige não podia fechar os olhos para os problemas que vêm surgindo sobre o uso da Internet, direitos autorais e conteúdo nacional. Segundo ele um problema que traz preocupação “é o da identidade nacional”. De acordo com o Senador chama a atenção o fato de que mais de 50% das nossas grandes empresas de telefonia pertencerem a grupos estrangeiros:
— Não é xenofobia. Mas é resguardar a cultura e o patrimônio nacional para não ficarmos na mão dos importados e enlatados. Disse Sarney ao repórter Jailton de Carvalho do Globo.

* Com informações da Ascom do Senado e do jornal O Globo.