Lançado documentário sobre Roberto Marinho


09/08/2011


Foi lançado, na noite desta segunda-feira, 8 de agosto, o documentário “Roberto Marinho — senhor do seu tempo”, que reúne depoimentos, imagens inéditas, curiosidades e “fatos polêmicos” que marcaram a vida do fundador das Organizações Globo.
 
 
O lançamento contou com a presença de membros da Academia Brasileira de Letras (ABL), autoridades, amigos e familiares do jornalista e empresário. A festa aconteceu no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio, com a presença do Prefeito Eduardo Paes e do Governador Sérgio Cabral.
 
 
O vídeo foi dirigido por Rozane Braga (viúva de Fernando Barbosa Lima) e Demerval Netto, e mostra Roberto Marinho desde a sua intimidade, por meio de imagens da casa onde ele morou durante mais de 60 anos, onde foram criados seus filhos e viveu a relação com D. Lily, sua terceira mulher:/DIV>

— A gente mostra a casa, a intimidade dele, mas também como é que ele tinha mão de ferro para as Organizações Globo, para o jornalismo, para as decisões políticas. Então, acho que a gente conseguiu um contraponto bastante interessante entre o público e o privado, contou a diretora Rozane Braga ao G1.
 
 
O documentário tem 56 minutos de duração e mostra a trajetória de Roberto Marinho no ambiente jornalístico e o período em que ele ainda jovem assumiu o comando do jornal O Globo. A partir daí, ele iniciou uma vida empresarial de sucesso no ramo das comunicações com a criação da rádio e mais tarde, nos anos 60, com o lançamento da Rede Globo de Televisão.
 
 
O documentário relembra a Ditadura Militar, mostrando as relações de Roberto Marinho com o regime, mas também a resistência do empresário à censura e a recusa em denunciar jornalistas de esquerda.
 
Não foram esquecidas também as questões mais polêmicas, como a CPI que, no início da TV, levou ao rompimento com o grupo norte-americano Time Life e as “desavenças com Leonel Brizola”.
 
 
Para Demerval Netto, o personagem enriquece o vídeo porque Roberto Marinho era uma personalidade que testemunhou como também protagonizou fatos importantes da História recente do País. “Falar de Roberto Marinho é falar de história do Brasil, de Getulio a Lula”, afirmaou o diretor do documentário ao site G1.
 
 
Roberto Marinho é mostrado também como um homem empreendedor que, aos 91 anos, inaugurou o Projac, considerado maior centro de produção de televisão da América Latina. De acordo com o testemunho de pessoas que trabalharam com ele, como José Bonifácio de Oliveira, o Boni, a vitalidade era uma marca da sua personalidade.
 
 
João Ubaldo Ribeiro destacou a relação que Roberto Marinho tinha com a vida e com a morte:
— Ele sempre achou que tinha todo o tempo do mundo para fazer tudo o que ele quisesse. Ele sempre achava que a vida não ia terminar, contou o escritor.
 
 
O documentário “Roberto Marinho — senhor do seu tempo” é o sétimo da série “Os grandes brasileiros”. O primeiro foi sobre o jornalista Barbosa Lima Sobrinho, depois vieram Tancredo Neves, Darcy Ribeiro, Ziraldo, José Sarney e o jornalista e pesquisador e Conselheiro da ABI, Sérgio Cabral.
 
 
Rozane Braga disse que se trata de uma série apolítica que objetiva preservar a memória de personalidades importantes do Brasil:
— A escolha do Dr. Roberto Marinho era mais do que óbvia, afirma a diretora. — É um vídeo histórico porque consegue abordar todas as polêmicas envolvendo a pessoa dele sem censura.  É um vídeo para a vida toda, disse Rozane.