Seminário homenageia ABI e Barbosa Lima Sobrinho


17/06/2008


Começa na noite desta terça-feira, dia 17, o Seminário Nacional 200 Anos da Imprensa no Brasil, que a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realiza no Auditório Benício Dias do Museu do Homem do Nordeste (Avenida 17 de Agosto, 2.187 — Casa Forte), em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco.

Na solenidade de abertura, o jornalista Barbosa Lima Sobrinho será homenageado com um pronunciamento do Presidente da Fundaj, Fernando Lyra (clique para ler a íntegra do texto). Haverá também o lançamento, pelos Correios, dos selos comemorativos dos cem anos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e dos 200 Anos da Imprensa Nacional. Em seguida, Mauro Santayana, do Jornal do Brasil, fará a conferência “200 anos da Imprensa no Brasil: memória e comunicação” e será exibido o documentário “Barbosa Lima Sobrinho, cidadão do Brasil”, com a presença do autor, Fernando Barbosa Lima, filho do homenageado e Presidente do Conselho Deliberativo da ABI.

O seminário prossegue nos dias 18, 19 e 20, com seis mesas-redondas, sempre no auditório Benício Dias. Na quarta-feira, os temas são “Imprensa e formação de opinião”, às 9h, e “A imprensa no Brasil: memória, crítica, conformismo”, às 15h, com presença dos jornalistas Letícia Lins, Carlos Garcia e Ângela Lacerda, na primeira mesa, e dos pesquisadores Isabel Lustosa, Esther Bertoletti e José Marques de Melo, na segunda.

Na quinta, “Jornalismo contemporâneo: novas fronteiras”, às 9h30, e “Imprensa e formação de opinião”, às 15h, reunirão, entre outros, Sérgio Amadeu da Silveira, Carlos Marchi, Dad Squarisi, Ancelmo Gois, Ricardo Noblat, Teresa Cruvinel e Eliane Cantanhêde.

Na sexta, Ivanildo Sampaio, Diretor de Redação do Jornal do Commercio, Vandeck Santiago, do Diário de Pernambuco, e Fernando Mendonça, da Folha de Pernambuco, participam de “Desafios e perspectivas da imprensa em Pernambuco”. Às 15h, “A imprensa e a liberdade de expressão” será o tema debatido por Mino Carta, da CartaCapital, Paulo Henrique Amorim, da TV Record, Venício A. de Lima, professor da Universidade de Brasília, e José Paulo Cavalcanti Filho, membro do Conselho Consultivo da TV Pública. O encerramento está previsto para as 17 horas, com conferência de Franklin Martins, Ministro da Comunicação Social.