Seminário Democratização da Mídia


05/08/2013


cartaz evento

A Associação Brasileira de Imprensa – ABI realiza no dia 13 de agosto o Seminário “Democratização da Mídia”. O evento, com entrada gratuita, tem como finalidade provocar um debate sobre o monopólio da comunicação no Brasil e o prejuízo desse modelo para o conjunto da sociedade. A promoção é da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI.

O Seminário vai debater temas como o papel social do jornalismo, a liberdade de imprensa, o projeto de Lei de iniciativa popular pela quebra do monopólio, a democratização de conteúdo e publicidade, modelos de regulamentação da mídia, jornalismo livre e independente, ética jornalística, mídia alternativa e contra-hegemônica, e outros temas pertinentes.

Nosso objetivo é fazer do jornalismo uma ferramenta em defesa da sociedade, voltado para as demandas sociais, sensível e atento às lutas, aos movimentos sociais e a crítica ao modelo neoliberal. A sociedade precisa dessa imprensa mais independente, crítica, que pode expor e debater todas as mazelas do sistema. Só assim poderemos propor e construir um verdadeiro projeto de nação, hoje só a imprensa alternativa cumpre um papel relevante de elevar o nível da consciência sobre a realidade do Brasil e do mundo.

O Seminário terá três mesas e ocorrerá das 14h às 20h30, no auditório (Rua Araújo Porto Alegre, 71, 9º andar, Centro do Rio, próximo a Cinelândia).

Programa

1ª Plenária

Tema: “A ditadura do discurso único” – Horário: 14h às 16h

Debatedores: Fábio Mario Iorio, Professor de Comunicação Social (UERJ); Claudia Santiago, Jornalista do Núcleo Piratininga de Comunicação; Silvio Tendler, Cineasta e Jornalista; Theo Machado, Jornalista do Núcleo Barão de Itararé. Mediador: Mario Augusto Jakobskind, Jornalista, Escritor e Presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI.

2ª Plenária

Tema: “Comunicadores populares, livres e independentes” – 16h às 18h

Debatedores: Vivian Veríssimo, Repórter do Jornal Brasil de Fato; Leandro Uchoas, Jornalista; Fátima Lacerda, Jornalista da Agência Petroleira de Notícias; Paulo Passarinho, Economista e Radialista do Programa Faixa Livre; Paula Máiran, Jornalista, Assessora de Comunicação e Presidente eleita do Sindicato dos Jornalistas do Município RJ. Mediador: Alcyr Cavalcante, Jornalista, Diretor de Jornalismo da ABI e Professor universitário.

3ª Plenária

Tema: “PLIP pela democratização da mídia” – Horário: 18h às 20h

Debatedores: Claudia de Abreu, Jornalista; Gizele Martins, Jornalista; Daniel Fonsêca, Jornalista; Renato Cinco, Sociólogo e Vereador do Rio de Janeiro. Mediador: Daniel Mazola, Jornalista, Conselheiro da ABI e Secretário da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos.