Fundação concede bolsas para curso de fact-checking


09/08/2017


Estão abertas até 31 de agosto as inscrições para programa de  fact-checking oferecido pela Rede Internacional de Verificação de Fatos (C, do Instituto Poynter. A organização concederá duas bolsas de US$ 2.500 a jornalistas dispostos a visitar uma organização de fact-checking em outro país, aprendendo práticas que desejam adotar nos veículos em que trabalham.

No ato da inscrição, os candidatos ao programa de fact-cheking devem indicar a organização que desejam visitar e definir um plano detalhado de seus planos e estada. Os selecionados deverão passar ao menos uma semana na viagem. As inscrições devem ser enviadas por e-mail a factchecknet@poynter.org.br. Os resultados serão divulgados em 15 de setembro, e as viagens devem ocorrer em janeiro do ano que vem.

O programa é destinado a jornalistas que trabalham em organizações de fact-checking transparentes, com independência editorial e voltadas para o interesse público. Ser um signatário do código de princípios da IFCN é uma vantagem. Freelancers com vasta experiência em fact-checking também podem se candidatar.

A organização destaca que há flexibilidade no tratamento das propostas. As bolsas podem cobrir viagens para mais de um jornalista (desde que trabalhem juntos) ou a estadia de um mês para uma pessoa só, por exemplo. Também é possível inscrever projetos que demandem até US$ 5.000.

As inscrições para o programa devem incluir uma carta do candidato detalhando os objetivos da visita, incluindo um plano detalhado das atividades que pretende realizar e os motivos pelos quais decidiu concorrer à bolsa. Além disso, a organização pede um orçamento da viagem e uma carta do veículo disposto a receber o participante, destacando suas competências para a parceria.

As inscrições serão avaliadas segundo as intenções do candidato, sua necessidade de financiamento e os benefícios que a visita pode trazer à organização que o receberá. Cada um desses critérios vale alguma pontuação, e as inscrições podem atingir até dez pontos. Aqueles que marcarem oito pontos ou mais serão chamados para uma entrevista.

Criada em 2015, a Rede Internacional de Verificação de Fatos (IFCN, na sigla em inglês) é um fórum internacional para checadores, que promove boas práticas e trocas de experiências na área. Entre outras atividades, a IFCN acompanha tendências de fact-checking no mundo, oferece recursos de treinamento para verificadores, apoia iniciativas internacionais de checagem e organiza eventos sobre a área.

Para mais informações (em inglês), clique aqui.