Secretaria de Cultura
homenageia Chediak


20/06/2020


Pintura de Roberta Barreto

O ex-diretor de Cultura e Lazer da Associação Brasileira de Imprensa(ABI) Jesus Chediak, foi homenageado na última  sexta-feira (19), pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, da qual ele era curador.

Durante a cerimônia, com  a presença da titular da pasta Danielle Barros, foi inaugurada   pintura em uma das paredes da Secretaria com frases de autoria de  Chediak, sobre amor e ressureição. A pintura foi executada pela artista plástica Roberta Barreto.

Jornalista,  produtor e teatrólogo, Chediak faleceu no dia 8 de maio, aos 78 anos,  em decorrência da Covid-19.

No cinema, uma de suas paixões,  Chediak escreveu os roteiros de “Os viciados” (1968) e “Banana mecânica” (1974). Chegou a trabalhar como ator nos filmes “A lenda de Ubirajara” (1975), “Ladrões de cinema” (1977) e “As borboletas também amam” (1979), e produziu e dirigiu “Parto para a liberdade — Uma breve história de Pedro Aleixo”.

A Diretoria decidiu reabrir o prédio da ABI das 9h às 17h, apenas com serviço de portaria, ascensoristas e funcionários da limpeza, seguindo protocolos mínimos:

– Uso de máscaras;
– Termômetro digital para medir a temperatura dos usuários do prédio;
– Distanciamento de 1,5 metros na portaria entre as pessoas para subir no elevador;
– Os elevadores só poderão levar no máximo 2 pessoas e levarão passageiros do 4° ao 8° andar, o acesso ao 2° e 3° andar será feito pelas escadas;
– Os elevadores terão um recipiente de álcool gel para ser utilizado e serão desinfetados a cada 2 horas ;
– Não poderá haver aglomeração em nenhum andar.

Antero Luiz Martins da Cunha
Diretor Administrativo