Rússia: polícia invade redação de revista


02/09/2010


A revista semanal russa The New Times denunciou nesta quinta-feira, 2 de setembro, que teve a sua redação revistada por agentes policiais, sendo que alguns deles estavam armados e usando máscaras. A publicação, considerada de oposição, já foi investigada anteriormente por causa de denúncias de abusos da polícia na Rússia. A informação é da Folha de S.Paulo.
 
Durante a invasão policial, o editor Ilia Barabanov falou à rádio Eco que os policiais que estavam na sede da revista eram coordenados pelo tenente coronel Stanislav Pachkovski: “Ele está acompanhado de policiais e membros encapuzados das forças especiais. Disseram que efetuariam uma operação relacionada à investigação”, contou Barabanov, acrescentando que os policiais concordaram aguardar a chegada do editor-chefe, do diretor-geral e dos advogados. 

Essa não é a primeira vez que a revista The New Times teve a sua sede invadida por agentes da Polícia. Em abril, a revista sofreu uma investigação por difamação — que na Rússia é considerado delito passível de prisão —, depois de publicar artigos sobre casos de abuso de poder por parte das forças especiais da polícia russa (OMON), com depoimentos de policiais.
 
Segundo a Folha, uma fonte policial procurada pela agência russa Interfax “sugeriu que a intervenção da polícia nesta quinta-feira poderia estar relacionada a outro caso, sem dar mais detalhes”. A organização Repórteres Sem Fronteiras reprovou a atitude dos policiais russos, e criticou duramente as autoridades da Rússia que ainda não se manifestaram justificando os motivos da primeira invasão da redação da The New Times.
 
* Com informações da Folha de S. Paulo.