Rubem Confete, um griô na ABI


19/11/2023


O bordão “A vida é uma festa e a festa é nossa” marca a trajetória de Rubem dos Santos, o Rubem Confete, @rubemconfete, de 86 anos e há 45 filiado à ABI. Jornalista, Roteirista, Teatrólogo, Radialista, Gráfico, Cantor e Compositor, Rubem Confete é um Griô, ativista e estudioso das questões afro-brasileiras.

O Acervo Jornalista Gustavo de Lacerda exibe nesta segunda-feira, 20, – Dia da Consciência Negra -, às 11h, no canal ABI TV no Youtube, o depoimento de Rubem Confete onde fala de sua origem familiar, o gosto pela leitura que o fez se destacar em sala de aula, a influência do primo Aniceto que o levou para o Império Serrano.

Na música tem parcerias com João Donato – “Xangô é da Baê” -, com Délcio Carvalho “Receita”, além de Candeia, Nei Lopes @neiloes, Zé Luiz do Império com os quais fundou o GRES Quilombo, sem esquecer a amizade com Zózimo Bubul, Jamelão, Gilberto Gil @gilbertogil, Elza Soares e Bezerra da Silva.

Na Estação Primeira de Mangueira foi passista e destaque representando “Dom Obá II d`África, Príncipe do Povo e dos Oprimidos”. Trabalhou com Carlos Machado, no Copacabana Palace, no espetáculo “Rio 400 Janeiros’. Começou no jornalismo escrevendo na revista Guanabara, do Museu da Imagem, depois seguiu para o jornal Tribuna da Imprensa, escreveu para o jornal Lampião da Esquina, editado por Aguinaldo Silva @aguinaldosilva, também trabalhou no Pasquim, a convite do Jaguar. Foi comentarista de carnaval na TV Manchete e na Globo. Há 43 anos bate ponto na Radio Nacional, emissora da Empresa Brasil de Comunicação onde participa de programas na Rádio MEC e na TV Brasil.

O Acervo Jornalista Gustavo de Lacerda é uma iniciativa da Associação Brasileira de Imprensa (ABI @abi) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio @puc-rio) que reúne, pela primeira vez, uma série de depoimentos em áudio e vídeo de jornalistas negros brasileiros das mais diferentes áreas de atuação e pensamento.

Não custa lembrar: o nome de Gustavo de Lacerda batiza o acervo porque o jornalista negro, catarinense, fundou a ABI há 115 anos (7 de abril de 1908). Segundo o próprio Lacerda, a Associação Brasileira de Imprensa deveria ser um campo neutro em que se pudessem abrigar todos os trabalhadores da imprensa.

Acompanhe a programação do Novembro Negro na ABI, no canal ABI TV no Youtube:

Quarta-feira (22/11), às 11h – Gilberto Porcidonio @gilbertoporcidonio, Jornalista, produtor de redes e conteúdo na Rádio Novelo — onde também foi um dos pesquisadores do podcast do projeto Querino — e colunista do Coletivo Pretaria. Foi repórter dos jornais O Globo e Extra e revista Época. É um dos autores dos livros “Larica Carioca” (Rio de Letras, 2015), e “1979: O ano que ressignificou a MPB” (Garota FM Books, 2022).

Sexta-feira (24/11), às 11h – Eliane Benício @elianebenicio é Ancora de Rádio e TV, repórter, produtora e escritora, começou na carreira na Agência Noticiosa Sport Press, passou pelos jornais O Povo, O Dia, O São Gonçalo, Jornal do Brasil, Rádio Roquete Pinto, TV Bandeirantes, TV Escola, TV Brasil, atualmente é repórter na TV Câmara.

Segunda-feira (27/11) – às 11h – Marcos Gomes, Jornalista e Radialista, preside o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) onde também atua na Diretoria de Igualdade Étnico-Racial. Foi Gerente da Rádio Nacional do Rio de Janeiro (EBC), Coordenador de Jornalismo das Rádios CBN e Globo, Coordenador de Afiliadas das Rádios Globo e CBN, Ancora das Rádios CBN, Jornal do Brasil e Roquette Pinto. Apresentou o programa Salto para o Futuro na TV Escola. Trabalhou na assessoria de Imprensa no governo Leonel Brizola e nos Jornais O São Gonçalo, O Fluminense e Última Hora.

Quarta-feira (29/11), às 11h – A jornalista, modelo e manequim Marielli Patrocínio @mariellipatrocínio fala de sua atuação na comunicação antirracista com ênfase à auto estima da mulher negra. Integrada ao movimento de Comunicadores das Periferias, Marielli é presença constante na PERIFACOM, uma convenção de cultura nerd das favelas que acontece anualmente em São Paulo.

Quinta-feira (30/11), às 11h – O jornalista Antonio Werneck @antoniowerneck encerra a programação do Novembro Negro na ABI, no canal ABI TV no Youtube contando sua trajetória marcada pela cobertura ligada a área de segurança pública, no jornal O Globo, que lhe rendeu três Prêmios Esso e cinco Premios Tim Lopes de Jornalismo Investigativo. Cobriu guerras em Moçambique, Angola e Namíbia. Atualmente é roteirista e apurador no núcleo de jornalismo investigativo do programa Linha Direta da TV Globo.

Assista aqui o depoimento de Rubem Confete. Deixe o like e compartilhe – https://youtu.be/kDhbr0b7mQw