ABI repudia queixa-crime de ex-diretor da ABIN contra jornalistas Guilherme Amado e Fábio Leite


13/10/2022


A Associação Brasileira de Imprensa repudia a Queixa Crime apresentada por Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência e eleito deputado federal pelo PL contra os jornalistas Guilherme Amado e Fábio Leite.

A Queixa Crime alega crime contra a honra de servidor público no exercício da função e/ou denunciação caluniosa em decorrência de matérias veiculadas em 2020 pelos jornalistas publicadas nas revistas Época e Crusoé que relatam interferências de Alexandre Ramagem em investigação criminal do Senador Flávio Bolsonaro.

A ABI enfatiza que a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa são direitos previstos na Constituição que asseguram a atuação profissional dos jornalistas. Intimidações e assédios judiciais contra os jornalistas Guilherme Amado e Fábio Leite são um grave sintoma do enfraquecimento do Estado Democrático de Direito brasileiro e não podem ser admitidas.

A ABI expressa a sua total solidariedade aos jornalistas Guilherme Amado e Fábio Leite e espera que o Poder Judiciário rejeite a Queixa Crime em mais uma tentativa de intimidação de imprensa brasileira.

 

Rio de Janeiro, 13 de outubro de 2022

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA