Revista Trip vai ser lançada na Alemanha


24/02/2010


Em abril será lançada na Alemanha a primeira versão européia da revista Trip, que em agosto completa 24 anos no mercado editorial brasileiro. A edição em alemão circulará também na Áustria, na Suíça e em Luxemburgo.

Segundo a diretora de relações públicas da Trip Editora, Maria Regina, o projeto é fruto de uma parceria com a empresa do publisher e jornalista alemão Thomas Garms, até poucos meses Vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Axel Springer International — um dos mais importantes grupos de comunicação da Alemanha —, e ex-editor das revistas Men’s Health e Hörzu e colaborador da Playboy em seu país.

O cronograma prevê que após o lançamento da primeira edição européia da Trip, em abril, a revista passe a circular mensalmente, a partir de setembro. A receita editorial seguirá o projeto brasileiro, consagrado recentemente pelo quarto ano consecutivo pelo mercado nacional, como a mais criativa e inovadora revista do País.

A versão européia da Trip trará matérias da publicação brasileira e novos artigos produzidos pela equipe da redação alemã. Segundo Garms, “o leitor europeu pode esperar uma revista divertida, inteligente, ’rebelde’ e diferente do mainstream (popular) ”.

Seguindo a mesma linha da Trip brasileira, a revista não terá como foco apenas o público masculino, mas pessoas interessadas em uma publicação com linha editorial contemporânea e aberta para temas empolgantes. A publicação alemã terá também uma versão digital e tiragem de 100 mil exemplares, distribuídos nas principais metrópoles da Alemanha, da Suíça, da Áustria e de Luxemburgo, não só nas bancas, mas também em locais de grande movimentação, como estações ferroviárias, aeroportos e lojas masculinas, com preço de capa de 4,80 €.

Marco definitivo

Segundo Paulo Lima, sócio-fundador e editor da Trip Editora, o lançamento da revista na Europa representa um marco definitivo “na história de quase um quarto de século de um dos mais bem-sucedidos projetos editoriais criados no Brasil”. O fato de o grupo editorial que dirige ter sido procurado por um dos mais respeitados profissionais do mercado editorial alemão já foi algo muito especial:
— Quando Thomas Garms veio ao Brasil para nos mostrar a pesquisa que havia feito ao longo de mais de um ano, em busca de algo realmente novo, voltado ao público masculino que gosta de revistas, ficamos extremamente interessados em conhecer os dados.

De acordo com Paulo Lima, o projeto da Trip combina celebração com reflexão e há mais de duas décadas vem sendo aperfeiçoado, além de representar, na sua opinião, uma visão de mundo contemporânea:
— Na opinião de Thomas Garms, respaldada na sua pesquisa, Trip era o projeto mais alinhado com o modo de vida com o qual os formadores de opinião na Europa cada vez mais vêm se identificando. Claro que ficamos surpresos e muito felizes. E o melhor foi descobrir que o próprio Thomas acredita fortemente nos valores que a gente defende, que combinam simplicidade com vontade de interferir no mundo e de fazer pensar.

Paulo Lima afirma que no momento a maior satisfação da equipe da Trip é verificar que um grupo independente está protagonizando a entrada no exigente mercado editorial europeu: — É algo que nos deixa muito felizes e que nos mostra que valeu e vale a pena manter a coerência e apostar naquilo em que realmente acreditamos, colocando nossas crenças abertamente para as pessoas, com clareza e honestidade, em forma de conteúdo, afirmou o diretor da revista.

Uma das coisas que mais tem entusiasmado Paulo Lima nessa nova empreitada da Trip é o fato de que desde garoto se acostumou a ver as bancas brasileiras tomadas de títulos importados da Europa e dos Estados Unidos em versões nacionalizadas. Por isso, ele aposta que vai ser interessante ajudar a puxar um movimento na mão contrária:
— E quem sabe ver, daqui a algum tempo, outras publicações original e genuinamente brasileiras, cruzando os oceanos e levando nossa cultura para esses países. Certamente, a exportação do nosso projeto, se deve ao talento de centenas de profissionais que fizeram e fazem a Trip, com muita dedicação e amor, há tantos anos, declarou.

Perfil

Lançada em 1986, a Trip foi eleita por quatro anos consecutivos pelo jornal Meio & Mensagem a revista mais inovadora e criativa do Brasil. Sua linha editorial é baseada na diversidade e na
inovação, e por isso atualmente é considerada a mais importante publicação para o público jovem formador de opinião do Brasil.

Conforme declarações de seus editores a Trip tem como objetivo “buscar o novo, através de histórias que traduzem e refletem o dia a dia de sua comunidade de leitores, do país e do planeta”. O leitor da Trip é caracterizado como uma pessoa sem preconceitos, de mente aberta para todas as possibilidades, que defende a diversidade, de forma construtiva e propositiva.