Restruturação extingue
telejornal e demite 70


06/11/2018


A Fundação Cásper Líbero demitiu cerca de 70 funcionários em um processo de reestruturação dos negócios. A equipe da TV Gazeta foi uma das mais afetadas. Os cortes tiveram início na semana passada e afetaram diversos setores da Fundação. Alguns departamentos foram extintos. No caso da TV, por exemplo, a emissora não transmitirá mais a Edição das Dez da TV Gazeta, nem os boletins jornalísticos que eram feitos durante os programas femininos.

 

Os apresentadores Rodolpho Gamberini e Stella Gontijo estão entre os dispensados, assim como comentarista, pessoas da produção e equipes técnicas. O diretor de jornalismo, Dácio Nitrini, também fez parte da lista. O profissional usou uma rede social para anunciar a dispensa.

“Encerro hoje minha atuação profissional na TV Gazeta-SP. Saio da direção do jornalismo com cerca de 25 profissionais demitidos da Fundação Cásper Líbero por alegadas razões econômicas. Foram quase nove anos de trabalho com uma equipe sempre entusiasmada pelo jornalismo de qualidade da qual tenho orgulho de ter feito parte”, escreveu.

O Portal IMPRENSA apurou que a redação do site Gazeta Esportiva não foi afetada. Houve apenas uma demissão em um setor de suporte.

Além da conjuntura econômica nacional, a situação financeira da Fundação sofreu um abalo com a dificuldade de negociação do contrato com a Igreja Universal. A instituição ficou cerca de um mês sem ter seu programa transmitido pela emissora.

Em nota oficial, a Fundação informou estar “promovendo uma reestruturação interna com o objetivo de equalizar suas despesas” e afirmou “que seus planos são incrementar a produção de jornalismo o mais breve possível, tão logo a situação econômica permita”.  Leia a íntegra do comunicado.

“A Fundação Cásper Líbero comunica que está promovendo uma reestruturação interna com o objetivo de equalizar suas despesas à realidade das receitas do momento e, com isso, preservar seu equilíbrio financeiro e manter os resultados econômicos administráveis. Esta reestruturação tem foco prioritário na TV Gazeta, devido a situação macroeconômica cujos efeitos têm atingido continuamente o setor de comunicações, com uma forte retração no mercado publicitário.

O impacto desta decisão na TV Gazeta inclui a redução substancial da Central de Jornalismo, área que demanda subsídio majoritário da Fundação Cásper Líbero, incompatível com as possibilidades do momento, além de outas reduções em pessoal, colaboradores e contratos de terceiros.

Na programação, serão cancelados os boletins jornalísticos exibidos durante os programas femininos e o Jornal da Gazeta Edição das Dez.

A TV Gazeta informa que seus planos são incrementar a produção de jornalismo o mais breve possível, tão logo a situação econômica permita, com o devido apoio do mercado publicitário.”

Fonte: Portal Imprensa