México promete combater violência contra imprensa


11/05/2017


O presidente do México Enrique Pena Nieto (Foto AFP/Alfredo Estrella)

Segundo publicação no Portal Imprensa, o presidente do México Enrique Peña Nieto assumiu compromisso de priorizar a segurança de jornalistas e o combate à impunidade de crimes que têm como alvo os profissionais de imprensa nos últimos 19 meses de sua gestão no país. O compromisso foi assumido durante reunião de Peña Nieto com o Comitê para Proteção dos Jornalistas (CPJ) no início deste mês.

De acordo com o Centro Knight de Jornalismo nas Américas, a visita do comitê foi realizada no marco do lançamento do relatório “Sin Excusa: México debe quebrar el ciclo de impunidad en asesinatos de periodistas” (Sem Desculpas: México deve quebrar o ciclo de impunidade em assassinatos de jornalistas, em potuguês), apresentado no estado mexicano de Veracruz, na costa do Golfo de México, região na qual ao menos seis jornalistas foram assassinados em razão de seu trabalho informativo entre 2010 e 2016.

Ao longo dos seis anos da presidência Enrique Peña Nieto, ressalta o Centro Knight de Jornalismo nas Américas, 31 jornalistas foram assassinados, de acordo com a organização Artigo 19.