Repórter do UOL recebe moção da Câmara do Rio por luta por justiça racial


20/11/2021


Publicado no portal UOL.

A repórter do UOL Lola Ferreira foi uma das homenageadas hoje na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro como personalidade negra destacada na luta por justiça racial. Juntamente com outros colegas e lideranças negras, a jornalista recebeu uma moção de aplausos da casa legislativa.

A entrega das moções ocorreu durante a solenidade “Quilombora: o futuro negro é agora”, como parte das comemorações pelo Dia da Consciência Negra. O evento foi comandado pela vereadora Thais Ferreira (Psol).

“Eu não conseguiria fazer nada do meu trabalho se não fossem muitas das pessoas que estão aqui, literalmente”, agradeceu a jornalista ao receber a homenagem. “Todos estamos aqui por quem veio antes e por quem vai vir depois”.

Quando a gente fala de jornalismo e de um jornalismo que olhe para a gente, não tem como fazer sozinho, então muito obrigada a todo mundo. Muito obrigada a todas as jornalistas negras que vieram antes de mim”.

Também foram homenageados o ator Rodrigo França, a jornalista Cecilia Olliveira, diretora do Instituto Fogo Cruzado, a atriz Dani Ornellas, o professor da Universidade Federal Rural Renato Noguera, a professora da EMERJ Katiúscia Ribeiro, Camila Moradia, do Mulheres em Ação no Alemão, Rosa Perdigão, presidente da Associação das Baianas de Acarajé, Silvana Bahia, diretora do Olabi, e as instituições do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPCN) e o Movimento Negro Evangélico (MNE).

“A gente está chamando gente que é fazedora, gente que não é só resistência do lacre, dos arrobas, das redes sociais, pessoas que de fato movimentam a sociedade através do seu conhecimento, através da sua arte, através da sua potência de trabalhar com ervas”, falou a vereadora Thais Ferreira durante abertura das homenagens.

E completa: “O reconhecimento que se faz aqui hoje com as homenagens é também uma convocação para que vocês estejam perto de nós, para que construam com a gente, para que esse reconhecimento possa ser multiplicado para cada vez mais pessoas”.

Para que vocês saibam que não é apenas um papel bonito numa moldura colorida que vai ficar guardado na estante. É para que ele seja um lembrete de que essas casas precisam ser cada vez mais ocupadas por pessoas como nós, para que a gente vá além do reconhecimento.”, disse Thais Ferreira, vereadora pelo Psol no Rio de Janeiro.

Além das entregas das moções, houve a lavagem das escadarias do Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, e apresentações artísticas com a performance ‘Suspeito’, do Grupo Cor de Anastácia, e com o Bloco Afro Òrúnmilà.