Jornalistas discutem novas oportunidades e desafios


21/03/2016


O mercado do jornalismo está em verdadeira ebulição, com grandes desafios e também muitas chances e oportunidades de negócios para todos os perfis de profissionais. Mas como aproveitar esta onda de mudanças e aliar performance a equilíbrio pessoal e profissional? Como se valer da crise que atravessa a profissão e se reinventar sem sair —  em definitivo —  deste mercado da comunicação? Mercado conturbado, contudo promissor. Massacrante, porém, inspirador.  E novo. Sempre novo. Mercado que estressa, desequilibra, desafia, mas que dá muito prazer aos que escolheram o jornalismo como profissão.

Estaria a resposta a tais perguntas na reinvenção do papel e das ocupações, bem como das múltiplas tarefas do jornalismo? Como superar o medo inicial de realizar um projeto, os problemas burocráticos que surgem no caminho, e surfar com segurança nesta onda de grandes transformações? Foi essa a ideia que moveu um grupo de jornalistas no Facebook, que contou com ajuda de outros e outros jornalistas. Estava criado o Reinventar JornalistasRJ. Cada um com uma história diferente, interessante e útil para compartilhar com os demais. Formada esta espécie de corrente, começou-se a pensar no “como” (jornalistas nunca escapam desse como) reinventar-se. Em busca de meios e formatos de  reinvenção para a carreira, a rede, iniciada em 2015, foi aumentando e chega à quarta edição.

Agora tendo oficialmente a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) como sua ‘casa’, o projeto Reinventar JornalistasRJ-ABI segue nessa nova rodada, no dia 23 de março (veja serviço no fim deste texto), reunindo um time de primeira linha, que vai compartilhar iniciativas independentes no painel “Jornalistas que nos Inspiram – Oportunidades, Desafios e Tendências”. A palavra de ordem é sempre a reinvenção e os reinventores da vez são os jornalistas-empreendedores Aydano André Motta, Henrique Koyfman e Sidney Resende. Eles vão contar suas próprias histórias, apresentar casos de sucesso, além de discutir alternativas e formas para ajudar a apontar caminhos muito além da redação.

Autor de vários livros, o ex-âncora da Globonews e TV Globo Sidney Rezende comanda seu site de notícias SRZD, dirige a Agência SR Ideias, dá aulas e ainda faz palestras sobre empreendedorismo em todo o país. Também com várias obras assinadas e passagens por grandes veículos, Aydano André Motta edita o site ‘Carnavalesamba.rio’, que inclui um banco de profissionais especializados, e toca diversos outros trabalhos. Já Henrique Koifman, especializado no setor automotivo, se reinventou ao produzir conteúdo para o mercado corporativo. Hoje, é autor do blog Rebimboca no site do Globo e apresenta o programa Oficina Motor, na +Globosat.

Na abertura do evento, o blogueiro Rodrigo Vieira, da página ‘Autor Sociedade Anônima’, faz uma palestra motivacional sobre como vencer sérios problemas de saúde e encontrar realização pessoal. Com uma história trágica de vida, que inclui problemas de coração, câncer, depressão e AVC, Vieira é hoje uma referência na Internet com um blog e redes sociais ativas sobre o tema superação.

Gratuitas, as inscrições são limitadas e abertas a profissionais de Jornalismo, com prioridade para integrantes do Grupo JornalistasRJ. Estudantes de Jornalismo poderão se inscrever como ouvintes para as vagas excedentes. É necessário confirmar presença no mural do evento – https://www.facebook.com/groups/jornalistasRJ/ – e preencher um formulário disponível no endereço http://goo.gl/forms/NWAVk0dDbu.

Mais sobre o Reinventar

Nascido logo após a grande onda de demissões em grandes redações do Rio de Janeiro, em setembro de 2015, o Projeto Reinventar JornalistasRJ é idealizado e realizado pelo Grupo JornalistasRJ, criado há cinco anos no Facebook e atualmente com mais de 10 mil integrantes, com o apoio institucional da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

A iniciativa conta ainda com o apoio do Café & Pauta Bistrô, do Portal SRZD e do Rock Experience, além de um grupo de jornalistas voluntários. Na primeira fase, em 2015, a iniciativa teve ainda o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RJ), da Academia Brasileira de Coaching (Abracoaching) e do Instituto de Pranaterapia.

“Nesta fase do Reinventar, buscamos apresentar novas formas de trabalho e modelos de negócios que estão dando certo, para inspirar colegas a encontrar o seu próprio caminho, seja de forma independente, seja em parceria com outros profissionais. Após este primeiro encontro do ano, vamos realizar eventos temáticos, atendendo às demandas de público e às novas oportunidades que surgem em 2016, como eleições municipais e Olimpíadas”, explica a jornalista Rosayne Macedo, criadora do JornalistasRJ e uma das organizadoras do evento.

Para Paulo Jerônimo de Sousa, o Pajê, vice-presidente da ABI, o próximo encontro marca uma nova fase do projeto. “No ano passado, a ABI fechou parceria com o projeto Reinventar JornalistasRJ, cujo principal objetivo é preparar jornalistas demitidos das redações para se reposicionarem no mercado e se adequarem às novas mídias. No próximo dia 23, na ABI, o projeto inicia uma nova fase, no sentido de mostrar os caminhos do empreendedorismo que se abrem aos nossos coleguinhas”.

Serviço:

O quê? 4º ENCONTRO REINVENTAR JORNALISTASRJ-ABI – Jornalistas que nos Inspiram – Oportunidades, Desafios e Tendências

Quem? Evento direcionado a jornalistas profissionais. Estudantes de Jornalismo podem se inscrever como ouvintes, mas devem aguardar as vagas excedentes.

Quando? Dia 23 de março, quarta-feira, das 9 às 12h

Onde? Auditório da ABI – Rua Araújo Porto Alegre 71 – 7º andar – Centro – Rio de Janeiro-RJ

Como? Inscrições gratuitas e limitadas até dia 21-03-16

No Facebook: https://www.facebook.com/events/160925684297412/

No formulário:  http://goo.gl/forms/NWAVk0dDbu

Obs.: É necessário confirmar presença no mural do evento no Grupo JornalistasRJ e preencher o formulário. Somente cadastrados receberão confirmação da organização do evento por email.

Mais – Informações pelo contato.jornalistasrj@gmail.com

Realização do Grupo JornalistasRJ, em parceria com Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e apoio do Portal SRZD, Café & Pauta e Rock Experience..

Confira os perfis dos palestrantes:

JORNALISTAS:
Aydano André Motta – Nascido em Niterói há 51 anos, Motta é jornalista há  30. Trabalhou em veículos como Jornal do Brasil, O Dia, O Globo, Veja e Istoé, além de colaborar para publicações de todo o Brasil. Foi comentarista do canal Sportv. Conquistou o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa em 2012. Pesquisador de carnaval, é autor de ‘Maravilhosa e soberana – Histórias da Beija-Flor’ e ‘Onze mulheres incríveis do carnaval carioca’, da coleção Cadernos de Samba (Verso Brasil). Escreveu o roteiro do documentário ‘Mulatas! Um tufão nos quadris’. Hoje, edita o site Carnavalesamba.rio, entre outros trabalhos. Aydano vai falar sobre como aproveitar o vento forte dos tufões que o mercado está criando, a nosso favor.
Henrique Koifman – Carioca, 53 anos, formado em Jornalismo pela ECO/UFRJ, Koifman começou sua carreira na Bloch, como repórter da antiga revista Manchete e, mais tarde, redator da Ele Ela. Escrevia sobre carros. Criou e coordenou a Automania, revista mensal de automóveis da Editora O Dia, e, no jornal, editou suplementos culturais. Nos anos 1990, criou o Curso de Mecânica para Mulheres, atuou em assessoria de imprensa e, desde 2000, atua na área de jornalismo corporativo (edição de jornais, revistas, sites, relatórios anuais, perfis institucionais etc.). Blogueiro do Rebimboca, no portal do Globo, desde 2013, apresenta o programa Oficina Motor, no +Globosat. Koyfman é ainda fotógrafo free-lancer, redator publicitário e compositor. É autor/co-autor dos livros ‘Poesia numa hora dessas’ (7Letras), ‘Fotodiário Celular’ (Jaguatirica) e ‘Memórias contadas em cores’ (Rebimboca). É pai do Daniel e do Gustavo. Koifman vai contar como mantém todas essas invenções funcionando a pleno vapor.
Sidney Rezende – Jornalista há mais de 30 anos, Rezende é professor da PUC-RJ, diretor do portal  www.sidneyrezende.com  SRZD.com e da agência SR Ideias. É um dos fundadores da Rádio CBN e foi âncora da Globonews e TV Globo. Conferencista, percorre o Brasil com suas palestras para executivos. É autor dos livros ‘Ah, se eu fosse presidente’ (Editora Alta Books – 2015), ‘Deve ser bom ser você – 102 brasileiros bem-sucedidos dizem o que pensam do sucesso’ (Editora Futura – 2002), ‘Jornalismo eletrônico ao vivo’ (Editora Vozes – 1994) e ‘Ideário de Glauber Rocha’ (Editora Philobiblion – 1996). Sidney vai falar do que mais sabe fazer: jornalismo.
CONVIDADO ESPECIAL:
Rodrigo Vieira – Também carioca, 36 anos, Vieira criou blog, com mais de 78  mil  acessos e mais de 1000 textos narrativos, em que faz uma auto-descrição de sua vida pelas palavras de grandes autores famosos. Seguem suas andanças mais de 43 mil pessoas na página no Facebook,  ‘Autor Sociedade Anônima’, e 33 mil pessoas no Instagram, onde já postou mais de 6.300 fotos. No You Tube,  já foram 1,33 milhão de visualizações nos mais de 200 vídeos que produziu na Floresta da Tijuca. Rodrigo transita pelo Twitter e possui mais de 72 mil publicações. No Google + são mais de 4,5 milhões de visualizações. Profissional de TI, trabalhou por 11 anos em uma multinacional e iniciou uma faculdade de Comunicação Social na Veiga de Almeida, mas teve que trancar para cuidar da saúde. Afastado pelo INSS há cinco anos, perdeu a esposa para um câncer e entrou em depressão. O coração não suportou o tranco: teve dois acidentes vasculares cerebrais, passou por duas cirurgias cardíacas, pôs um marca-passo e daqui a 16 anos vai precisar de nova cirurgia. A bateria do marca-passo ele tem de mandar trocar a cada sete anos. O blog foi uma de seus reinvenções de. vida. Já tinha mais de 700 textos prontos e postou. Hoje são 1.010.  Em sua autobiografia, ‘Minha História – Coração, Câncer, Depressão, AVC, Marca-Passo e outros’, conta como encontrou realização pessoal e felicidade na academia e nas caminhadas diárias de 18 km pela floresta. Foi ali que ele encontrou forças para superar seus problemas ao longo dos últimos 10 anos. “Meu livro está disponível, gratuitamente, no blog, para ajudar quem precisa de fé para viver novamente”, afirma.

Projeto Reinventar JornalistasRJ