Jornalista da BBC Brasil é agredido durante protesto


Por Claudia Sanches

05/09/2016


reporteragredidoBBC

O repórter Felipe Souza (Foto: Reprodução)

O repórter Felipe Souza, da BBC Brasil, foi agredido com golpes de cassetete por policiais, mesmo após se identificar como jornalista, enquanto acompanhava o protesto contra o governo Temer no último domingo (4/9), em São Paulo (SP).

Em relato no site da BBC, Souza conta que cobria os confrontos atrás dos policiais, na rua Sumidouro. Eles decidiram alterar a rota e voltaram para o lado oposto. Nesse momento, a Tropa de Choque ficou de frente para ele e ao menos outros dois fotojornalistas.

“Ao perceber que poderia ficar encurralado, procurei uma rota de fuga e me encostei na parede para aguardar a passagem dos policiais”, explicou. Identificado com colete e crachá da BBC, Souza levantou as mãos e se identificou como imprensa. Mas mesmo assim, os policiais avançaram contra o repórter, gritando para que saísse do local.

_91025567_90614c7b-2fbe-4908-be66-9feaab783705“Sai da frente! Vaza, vaza!”, diziam ao menos quatro policiais antes de atacar o jornalista com golpes de cassetete no antebraço direito, na mão esquerda, no ombro direito, no peito e na perna direita. Segundo o profissional, um dos agentes chegou a chamá-lo de lixo.

“A marcas das agressões ficaram no meu corpo, principalmente no antebraço, que inchou e ficou roxo. Por sorte, o golpe que levei no peito foi amortecido pelo colete”, relatou Souza, que também usava capacete e máscara de gás.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo alegou que “os fatos narrados pelo repórter serão investigados e solicita que o jornalista registre um boletim de ocorrência”.

Clique no vídeo para assistir a agressão registrada pelo repórter:

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012