19 de agosto de 2022


PIF-PAF, a 1ª revista
crítica do golpe Militar


07/09/2020


Neste terceiro episódio da série “Resistir é Preciso”, que a ABI e o Instituto Vladimir Herzog estão exibindo aqui no site, você vai saber como foi o início do PIf-PAF, revista criada por Millôr Fernandes, a primeira publicação crítica do regime militar e que foi lançada nem dois meses depois do golpe.

Enquanto isso, em Minas, mesmo antes da ditadura, é o próprio editor do jornal Binômio, José Maria Rabêlo, que conta como foi a troca de socos que ele teve com o general Punaro Blay, em 1961, que foi à redação dizer que tudo que o jornal publicava era uma merda!

E você sabia que o trechinho da canção de Caetano que fala sobre o sol na banca de revista, era, na verdade, o jornal “O Sol”, dirigido pela nossa conselheira Ana Arruda Callado, uma das experiências mais criativas de jornal alternativo, uma ideia original de Reynaldo Jardim.

É sempre uma lição de jornalismo e vida ver como os jornalistas, durante a ditadura, procuravam caminhos para a informação circular.

Por Ricardo Carvalho, diretor da ABI em São Paulo

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012