Inscrições abertas para o Projeto Repórter do Futuro


30/03/2016


futuro-reporterO site da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) postou que o Projeto Repórter do Futuro recebe inscrições, até 14 de abril, para a segunda edição do módulo “Direito de Defesa e Cobertura Criminal”. O curso será realizado nos meses de maio e junho com o objetivo de apresentar a estudantes de jornalismo conceitos básicos que fundamentam o sistema criminal brasileiro, destacando a importância do direito de defesa no processo penal.

Segundo a publicação, os encontros serão temáticos e cobrirão diferentes aspectos do sistema penitenciário brasileiro. A programação inclui temas como presunção de inocência e liberdade de expressão, delação premiada e meios de prova e a influência da mídia na Justiça. Já estão confirmadas as participações de renomados profissionais que atuam na área de justiça criminal, como o perito Ricardo Molina, e os advogados Fábio Tofic Simantob, Marcelo Leonardo, Augusto de Arruda Botelho e Flavia Rahal. A coordenação pedagógica será realizada pelo jornalista Aldo Quiroga.

O site acrescenta que a segunda edição do módulo “Direito de Defesa e Cobertura Criminal” é organizado pelo IDDD – Instituto de Defesa do Direito de Defesa, pela Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e pela OBORÉ, com o apoio do Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP) e do Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD).

Inscrições e Encontro de Seleção

Como o projeto atende apenas 20 alunos por módulo, haverá um processo seletivo realizado em duas etapas: uma on-line, em que os interessados preenchem um formulário manifestando interesse em participar, e uma presencial, o chamado Encontro de Seleção.

As inscrições on-line estarão abertas até o dia 14 de abril, quinta-feira, às 23h59, pelo site www.obore.com. O Encontro de Confraternização e Seleção será realizado no sábado, 16 de abril, às 9h, no Auditório Vladimir Herzog do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, com a palestra inaugural “Making a Murderer” no Brasil: a revisão de erros judiciários no nosso sistema penal, proferida pelo perito Ricardo Molina e pelo advogado Fábio Tofic Simantob, vice-presidente do IDDD.

Metodologia

A estrutura deste módulo mantém o modelo usado no Projeto Repórter do Futuro desde a sua criação, em 1994: a cada encontro, realizado aos sábados, os 20 estudantes selecionados assistem a uma palestra de cerca de 40 minutos com um convidado e participam de entrevista coletiva. Ao final de cada encontro, produzem uma pequena reportagem e são orientados individualmente nesta produção.

Reembolsa

No ato da matrícula, os estudantes selecionados deverão entregar um cheque no valor de um salário mínimo (hoje em R$ 880,00) e assinar um pacto de reembolsa. De acordo com as regras do curso, o cheque não será descontado se o estudante: 1. Participar de todos os encontros; 2. Redigir um texto jornalístico ao final de cada encontro; 3. Agendar e comparecer a um atendimento individual com a coordenação pedagógica do curso; e 4. Publicar um dos textos produzidos em um veículo com editor responsável. O aluno que cumprir todos esses critérios receberá o cheque de volta (Reembolsa) ao final do módulo, após o encerramento e a entrega dos certificados.